A formação profissional para a área do turismo está encurtando a distância entre duas das mais conhecidas praias do mundo: Pipa (RN) e Nazaré (PT). Nesse domingo (12), foi realizada uma inauguração simbólica da “Embaixada de Pipa” na praia portuguesa conhecida mundialmente por suas ondas gigantes. A representação do RN na praia portuguesa concretiza uma aproximação que teve início em 2015, quando os dois destinos turísticos assinaram protocolo de cooperação cultural, turística e econômica.
O passo que está sendo dado agora, em 2023, visa a troca de expertise na área de formação profissional, em especial na área gastronômica. Como indutores práticos dessa aproximação estão o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa e a Escola Profissional de Nazaré, que assinam, nesta segunda-feira (13), protocolo de intenções para promover intercâmbio na área da gastronomia e turismo entre estudantes das duas instituições.
O vice-presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Antonio Sequeira, recepcionou a comitiva do RN e ressaltou a importância da parceria entre as escolas profissionais. “Além das belezas naturais, do potencial turístico e do surf, entendemos que Pipa e Nazaré poderiam estreitar relações a partir das experiências profissionais da área do turismo. Esse é o passo que estamos dando agora”, explicou.
A comitiva do RN em Portugal é formada pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, pelo diretor regional do Senac, Raniery Pimenta e pelo coordenador do programa de intercâmbio com a EP de Nazaré, Francisco José. A inauguração simbólica da Embaixada de Pipa apenas abriu a agenda maior, que segue até o próximo dia 15. “Estamos iniciando uma série de visitas importantes para parcerias na área da formação profissional do RN com Portugal. Aqui em Nazaré, teremos parceria com a escola local que forma profissionais para o turismo”, explicou Marcelo Queiroz.
A assinatura do protocolo de intenções que será assinado hoje formaliza uma parceria que começou a ser desenhada em 2019, quando a diretoria da Escola de Nazaré e representantes da Câmara Municipal de Nazaré visitaram Pipa e as duas praias passaram a ser “Destino turístico gêmeo”. “A Embaixada é a concretização de uma agenda de cooperação que começou em 2015 e pretende estreitar o relacionamento dessas destinos gêmeos (Pipa | Nazaré). Entre outras coisa, trocamos experiências de boas práticas de turismo”, resumiu Francisco José, Coordenador do programa de intercâmbio com Nazaré.
Na sequência da missão do RN, a comitiva irá desembargar em Tavira, cidade localizada na região Algarve do País. Lá, os diretores visitarão uma das unidades da Rede AP Hotéis, grupo hoteleiro que, em parceria com o Senac Empregabilidade, recrutou ex-alunos da instituição para trabalhar nos hotéis que compõem a rede em Portugal. Ao todo, 22 vagas de trabalho já foram preenchidas por profissionais formados no Senac nas funções de Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro, Camareira, Garde Manger, Bagageiro e Garçom.
Deixe um comentário