Marca Maxmeio

Postado às 12h03 CidadeDestaque Nenhum comentário

Senac RN assina protocolo de intenções com Escola Profissional portuguesa para intercâmbio de alunos de gastronomia.

Os alunos dos cursos de gastronomia do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa terão experiência de estágio profissional em Portugal. A missão do Sistema Fecomércio RN, que está na Europa e é liderada pelo presidente da instituição, Marcelo Queiroz, assinou nessa segunda-feira (13) um protocolo de intenções com a Escola Profissional de Nazaré, localizada na praia de mesmo nome conhecida mundialmente pelas ondas gigantes que atraem milhares de turistas todos os anos.

 

A parceria abre formalmente o processo para que em um futuro breve alunos matriculados no curso de gastronomia das duas escolas possam fazer intercâmbio profissional. O objetivo prático é internacionalizar o currículo dos alunos e a assinatura é resultado de tratativas iniciadas em 2019 quando representantes da Escola Profissional de Nazaré estiveram em Natal conhecendo as instalações do Hotel Escola Senac Barreira Roxa.

 

O documento foi assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e pelo diretor da Escola Profissional de Nazaré, Pedro Miguel Gaspar.  “É muito importante para a Escola de Nazaré firmar esta parceria porque o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa tem uma outra dimensão de experiência e excelência na formação profissional na área de gastronomia e turismo”, ressaltou.

 

Ele lembrou que quando esteve em Natal, para conhecer o Hotel-Escola do Senac potiguar, ficou de ‘boca aberta’ com a dimensão e dinamismo do trabalho. “Aqui em Portugal, não temos nenhuma escola com aquelas condições e competências. Desde a visita, queríamos firmar a parceria. A pandemia adiou um pouco esse projeto, mas, agora, estamos formalizando o início desse importante processo”, detalhou Miguel Gaspar.

 

A partir da formalização da parceria, tem-se início os estudos que possibilitarão o futuro intercâmbio de alunos das duas escolas. “Essa troca de experiência é muito importante pois vai permitir, não apenas a ampliação do conhecimento dos alunos das duas escolas mas, também, a internacionalização dos currículos desses profissionais. E essa parceria é apenas a primeira de uma série que podemos firmar em outras áreas da formação profissional”, explicou Marcelo Queiroz.

 

O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, destacou que a “parceria vai ampliar as possibilidades dos alunos do Brasil e da escola de Nazaré no aprendizado de outras técnicas e métodos profissionais”. Ele também ressaltou a importância da “convivência de culturas, importantes em qualquer área profissional”.

 

A missão da Fecomércio à Portugal visitou as instalações da Escola Profissional de Nazaré e identificou outras áreas, além da gastronômica, que podem render futuras parcerias. Raniery aponta que o intercâmbio de formação na área de mídias digitais pode ser um dos próximos passos dessa parceria. “Temos no Senac RN uma ótima estrutura nessa área e podemos estudar formas de compartilhar remotamente cursos profissionalizantes. São muitas as possibilidades que se abrem a partir de agora”, afirmou.

 

O grupo também esteve nas instalações do curso de gastronomia de Nazaré. A unidade forma profissionais que seguem, principalmente, para o polo turístico da praia. Entre os estudantes da atual turma de gastronomia da escola está o brasileiro Gabriel Nascimento, que com 18 anos e ainda na turma de formação, já está trabalhando nos restaurantes da famosa praia portuguesa. Gabriel é do Espírito Santo e está há dois anos em Portugal.

 

Comitiva do Sistema Fecomércio RN vai encontrar em resort português alunos formados pelo Senac

 

Nesta terça-feira (14), a missão do RN desembarga em Tavira, cidade localizada na região Algarve, em Portugal. Lá, os diretores visitam uma das unidades da Rede AP Hotéis, grupo hoteleiro que, em parceria com o Senac Empregabilidade, recrutou ex-alunos da instituição para trabalhar nos hotéis que compõem a rede em Portugal. Ao todo, 22 vagas de trabalho já foram preenchidas por profissionais formados no Senac para funções de Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro, Camareira, Garde Manger, Bagageiro e Garçom.

 

O turismo é um dos carros-chefe da formação do Senac RN que é referência para o Brasil e, agora, para o mundo. Só em 2022, o Senac Rio Grande do Norte registrou cerca de 3.800 matrículas nos cursos relacionados à área de turismo e gastronomia. Desse total, aproximadamente 2.700 (71%) foram executadas pela Unidade Barreira Roxa, complexo especializado na formação de profissionais ligados ao Turismo.

 

O equipamento do Hotel e Escola Barreira Roxa foi reinaugurado em 2019. O trabalho de formação de excelência já é referência internacional e o hotel desponta como o único da América Latina a ter a certificação ISO 21401:2020, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que analisa critérios como inclusão social, valorização regional, segurança sanitária e responsabilidade socioambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *