Marca Maxmeio

Postado às 19h04 CidadeDestaque Nenhum comentário

Páscoa em Unidade de Acolhimento da Prefeitura do Natal encantou crianças.

A Semtas ofereceu um dia de magia e alegria para crianças da Primeira Infância que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Alegria, diversão e brilho no olhar. Foi assim o domingo de Páscoa das crianças da Primeira Infância em situação de vulnerabilidade, que se encontram acolhidas e protegidas na Unidade de Acolhimento Institucional I, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas) da Prefeitura do Natal. Cerca de 26 crianças acolhidas desfrutaram de um dia com diversas atrações e muita recreação.

Atividades como oficina de brigadeiro com o chef Roberto Tavares, caça aos ovinhos, apresentação musical com Beth Milanez, Jacy Lobo, Zeca Brasil e Maria Luzinete (Talabada Ideias Sonoras), apresentação especial da baleia cantora com Guilherme e Belinha e a parceria da Bocaditos, Cacau Show, Adri Balões e tornaram o dia inesquecível. “Elas se encantaram com a estrutura disponibilizadas exclusivamente para elas. Tudo foi feito com muito amor, dedicação e carinho. Teve ainda bolo, cookies, cachorro-quente e muito ovo de páscoa”, afirmou a coordenadora interina, Aline Medeiros.

A coordenadora destacou ainda a relevância da ação para as crianças dessa Unidade de Acolhimento. “A Semtas proporcionou um dia que ficará guardado na memória destes pequenos com uma lembrança feliz. Com este dia a secretaria garantiu o direito ao lazer aos seus acolhidos. Agradeço a todos que ajudaram a realizar este evento”, disse.

Unidade de Acolhimento I

A Unidade de Acolhimento Institucional I, cujo endereço é mantido em sigilo para segurança dos menores, acolhe no momento 26 crianças de 0 a 6 anos que se encontram em situação de risco, maus tratos, situação de rua, abuso sexual, dentre outras violações graves do Estatuto da Criança e do Adolescente. Elas ficam em caráter permanente e, em algumas situações, podem retornar para sua família nuclear caso a situação de risco seja superada com auxílio da rede de políticas públicas, serem encaminhadas para família extensa (parentes paternos ou maternos que tenham vínculos de afinidade e afetividade com a criança) ou depois de esgotadas as possibilidades de retorno para família extensa ou nuclear estas seguem para adoção.

O espaço conta com uma equipe de cerca de 60 profissionais, como assistentes sociais, psicólogas, pedagogos, além de 27 cuidadores e cozinheiras. O equipamento possui quartos para meninos e meninas, brinquedoteca, berçário, refeitório, banheiros, setor administrativo, sala de estar, sala de conversa, e ainda uma sala onde existe uma reserva de roupas e brinquedos bem cuidados e prontos para serem usados. O prédio também possui um quarto extra de apoio para receber crianças que estejam com alguma doença temporária ou que necessitem ficar com os irmãos. É um lugar que acolhe integralmente a criança que teve seu direito violado e se encontra em situação de risco social para que ela sinta como se estivesse em um lar. O acolhimento é feito após o encaminhamento do Judiciário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *