ARSBAN realiza o lançamento de concurso cultural e seminário de educação sanitária e ambiental.

Ainda como parte da programação ao Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março, a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN) realiza na manhã desta quinta-feira (13) o lançamento oficial do Edital N° 001/2023 – Sanear com Arte e, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), promove o seminário temático de educação sanitária e ambiental para o corpo de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais da capital potiguar.

O objetivo do evento se divide em duas partes, no qual a primeira se propõe a destrinchar o Edital N° 001/2023, que já se encontra na página da ARSBAN e publicado no Diário Oficial do Município, no qual convida professores e alunos da rede municipal a desenvolverem painéis sustentáveis, utilizando apenas materiais reutilizáveis, e que tenham como base uma das 12 obras de arte adquiridas pela Agência Reguladora na seleção desenvolvida em 2022 e transformadas em um livro de artes, que serão doados às escolas ao fim do evento como parte da campanha.

A segunda parte se dá através da realização do seminário temático de educação sanitária e ambiental, que será instrumento de orientação para que os diretores e coordenadores pedagógicos presentes possam repassar para suas unidades de ensino, a fim de incentivar a participação no concurso, além de promover um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6), que é o de promoção do conhecimento sobre água potável e saneamento, trabalhando em prol de um uso racional e sustentável desse recurso e enfrentando os riscos relacionados à sua escassez.

Para os painéis do seminário, a Agência Reguladora convidou a Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental do IFRN, a Sra. Dayana Melo Torres, que discutirá sobre os desafios institucionais para se acelerar o alcance das metas da ODS 6. Em seguida sobe ao palco do auditório a Diretora do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, a Sra. Teodora Alves, que discutirá como a educação e a arte podem ser usadas como instrumentos para se cumprir os objetivos do desenvolvimento sustentável no nosso município.