Evento é gratuito e acontece até este sábado (15) em Ponta Negra
A união de duas paixões em um só evento. Esse é o Food & Jazz Natal que encerra a primeira edição com oficinas gastronômicas, shows gratuitos na sexta (14) e sábado (15), na Praça o Gringos, em Ponta Negra.
O evento precisou passar por adaptações e foi dividido em duas etapas, sendo a primeira realizada de 23 de março a 02 de abril através de 25 estabelecimentos parceiros que disponibilizaram menus exclusivos a preços tabelados, inspirados na culinária de New Orleans (EUA); além de Oficinas Gastronômicas gratuitas promovidas no Hotel Senac Barreira Roxa com participação do apresentador Zeca Camargo. E, a segunda etapa (nos dias 14 e 15 de abril) com encerramento na Praça do Gringos, com artesanato, “Cozinha Show”, presença de estabelecimentos parceiros e muito jazz, blues e soul.
“Com os acontecimentos ocorridos durante o mês de março, no Estado, tivemos que adiar e, em seguida, dividir a edição. Contudo, os parceiros abraçaram o evento, vestiram a camisa e fizeram acontecer junto com toda a equipe do Food & Jazz. Nossa primeira fase foi um sucesso e a segunda também! Oficinas com excelente adesão, espaço de show, tendo todas as mesas ocupadas e pavilhão dos estandes com grande movimento. O evento veio realmente para ficar!”, comemora Juçara Figueiredo, idealizadora do Food & Jazz.
Nessa sexta-feira (14), sob a coordenação do chef Marcelo Labre, as oficinas gastronômicas atraíram a atenção do público, que preencheu todas as cadeiras do local e, ao final, puderam degustar dos pratos elaborados. A Cozinha Praieira, oficina conduzida pela chef Gabriela Sales contou com participação do chef Tarcísio Gonçalves. Um momento muito especial durante a atividade foi a presença das marisqueiras do município de Arez/RN. “Feliz em participar de um evento tão responsável como esse, que valoriza e agrega os produtores locais. As marisqueiras fazem um trabalho extremamente minucioso e merecem todo o nosso reconhecimento”, comenta a chef Gabriela Sales.
Para o médico, Petrônio Tinoco, que participou das oficinas e aproveitou os shows, o evento foi assertivo em sua programação. “Incrível essa junção do alimento com a música, com o artesanato e com toda essa interação cultural. Uma importante valorização dos profissionais e dos artistas da terra”, expõe o médico. A segunda oficina “Sanduíche de Camarão (Po’Boy), com harmonização de cerveja”, comandada pela chef Renata Lopes, despertou interesse dos mais diversos paladares e fechou com maestria as atividades gastronômicas da sexta.
As apresentações musicais da sexta-feira surpreenderam o público, com os shows de Anderson Pessoa Hot Five (RN), Sueldo Soares (RN) e Sâmela Ramos (SP), que arrancaram muitos aplausos da plateia, numa noite divertida e agradável.
No sábado (15), a partir das 17h, tem mais Cozinha Show Food & Jazz Natal, iniciando com a oficina “Cozinha Fusão entre o Sertão e a Capital – uma nova forma de mostrar a cozinha Potiguar”, com o chef Josifran Gomes (Caicó); e às 19h, o chef Jonatã Canela, do restaurante Navarro – Senac Barreira Roxa, ministra a oficina “Cozinha Origem”.
Com a conclusão das oficinas, é chegada a hora dos famosos e esperados cortejos, com a Bossa & Jazz Street Band conduzindo a atenção do público para o palco montado na Praça, onde teve os shows de Anderson Pessoa Hot Five (RN) – grupo formado por músicos que são referência na cena jazz de Natal e, em seguida, Sueldo Soares e Sâmela Ramos (RN/SP) – dois artistas de forte presença e carisma. Turistas, moradores locais, pessoas de todas as idades, lotaram o espaço do evento, envolvidos nos arranjos contagiantes da noite.
Para quem perdeu ou quer mais, neste sábado (15), os shows ficam por conta de outros grandes nomes como: Catarina Rosa Quarteto (PE) – Destaque no The Voice 2019, a jovem e talentosa cantora pernambucana traz, pela primeira vez ao RN, um tributo às Divas do Jazz e da Soul Music e releituras de sucessos do Pop. Logo após, às 22h, Banda Camba (RN) – o reencontro de um icônico grupo potiguar, dedicado à interpretação da música com sotaque e tempero latino: Sergio Groove, Gilberto Cabral, Yrahn Barreto e outros grandes músicos de Natal.
O Food & Jazz Natal supera as expectativas e se consolida no calendário de eventos do Rio Grande do Norte. “Um evento bem desafiador de se fazer, mas também é bastante satisfatório enxergar toda essa aceitação. Requer dedicação e necessita de parceiros, apoiadores e patrocinadores que acolham e acreditem na força de um projeto como esse, um relevante instrumento de estímulo econômico, turístico e sociocultural”, declara a produtora, Juçara Figueiredo que finaliza, “Já adianto ao público que teremos muito mais Food & Jazz ainda em 2023”.
Idealizado por Juçara Figueiredo Produções, a mesma criadora do Fest Bossa & Jazz e do festival gastronômico Sabores da Pipa, o Food & Jazz Natal é patrocinado por Coca-Cola e Café Santa Clara através do Programa Cultural Câmara Cascudo do Governo do Rio Grande do Norte, com apoio da Prefeitura do Natal, Senac RN, Abrasel, Revista Deguste.
Deixe um comentário