Pais devem ficar atentos aos sinais para o desfralde dos pequenos; psicóloga dá orientações.
Deixar de usar fraldas é um processo importante na vida de uma criança porque representa uma etapa do desenvolvimento da sua autonomia e independência e isso deve ser feito com muita paciência, tranquilidade e naturalidade. A criança tem que se sentir acolhida por parte da família, que deve se envolver em todas as etapas dessa evolução.
A psicóloga e professora da Maple Bear Natal, Sheila Brito, vai conversar, orientar e compartilhar vivências com alguns pais da escola sobre este assunto no quarto encontro de Formação de Pais, que acontece no próximo dia 13 de abril, a partir das 18h30, no auditório da escola. Segundo ela, o momento será uma oportunidade para falar sobre as angústias que cercam essa temática, esclarecer mitos e verdades e trocar experiências.
De acordo com a especialista, a criança pode dar alguns sinais de que está pronta para iniciar o desfralde, como pedir para usar o banheiro, ficar incomodada com a fralda molhada ou suja, imitar as pessoas da casa que usam o banheiro, demonstrar curiosidade pelo vaso sanitário ou pelo penico, entre outros.
“É importante que os pais estejam atentos a esses sinais e respeitem o tempo da criança para iniciar o processo de desfralde. Não há uma idade certa para deixar as fraldas, mas é importante observar os sinais de prontidão da criança, como a capacidade de controlar os músculos da bexiga e do intestino, o interesse pelo banheiro e a capacidade de comunicar suas necessidades”, explica.
Para conduzir o desfralde, os pais devem ter uma postura tranquila, paciente e positiva, oferecendo suporte e estímulo para a criança, sem pressioná-la ou forçá-la. É importante que eles conversem sobre esse processo, explicando de forma clara e simples o que está acontecendo e como as coisas funcionam no banheiro. Os pais também podem usar estratégias lúdicas, como livros, desenhos e brincadeiras para ajudar a criança a se sentir mais à vontade.
“Durante o processo de desfralde, os pais devem garantir que a criança tenha acesso ao banheiro sempre que necessário e oferecer estímulos positivos quando ela conseguir usar o espaço corretamente, como elogios, abraços e pequenas recompensas. É importante que os pais não repreendam ou punam as crianças quando ocorrerem acidentes, pois isso pode gerar ansiedade e insegurança”, alerta.
Em relação aos cuidados com a saúde, os pais devem garantir que os filhos estejam bebendo líquidos suficientes e tenham uma dieta equilibrada para evitar problemas de prisão de ventre ou diarreia. “Os pais devem estar atentos a qualquer sinal de desconforto ou dor na hora de urinar ou defecar e procurar um médico caso seja necessário”, aconselhou a psicóloga.
Os encontros da Formação de Pais da Maple Bear Natal buscam levar, ao longo do ano, informações e orientações sobre temas relacionados ao desenvolvimento e educação infantil. Com 14 anos de atividade, a Maple Bear Natal oferece turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.
No ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em português e inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação.
Deixe um comentário