Durante o encontro, o secretário da Administração, que coordena o Comitê Gestor, também assinou portaria designando a nova composição da Comissão Executora do PQVST.
O novo Comitê Gestor do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST) foi apresentado, nesta quarta-feira (10), durante reunião entre gestores e servidores públicos do RN que integram as comissões executoras locais. O secretário da Administração, Pedro Lopes, que coordena esse Comitê Gestor, liderou o encontro e destacou as próximas atividades na área a partir dessa nova composição. O titular da Secretaria de Estado da Administração (Sead) também assinou portaria que será publicada na próxima edição do Diário Oficial do Estado constituindo a nova formação da Comissão Estadual do PQVST.
“O Programa de Qualidade de Vida é fundamental no tocante a manter e se criar um bom ambiente de trabalho, bem como de relacionamento entre os servidores e prevenção à sua saúde física e mental. O intuito é desenvolver ações que despertem sua motivação, de modo que a prestação de serviços seja cada vez mais otimizada”, declarou.
Pedro Lopes anunciou ainda dois projetos que serão implementados no segundo semestre em benefício do funcionalismo público estadual. São eles o “Escuta Ativa”, voltado para fornecer acesso a atendimento psicológico àqueles que precisam de suporte adicional, promovendo ainda uma cultura de bem-estar emocional e mental no ambiente de trabalho; e o “Academia Ao Ar Livre”, cujo intuito é disponibilizar gratuitamente acesso a equipamentos de musculação e à instrução de profissionais para auxiliar na prática de exercícios físicos.
O novo Comitê Gestor do PQVST foi instituído pela Portaria nº 867, de 25 de abril de 2023, sendo composto pelo secretário da Administração e pela coordenadora de Gestão de Pessoas da Sead, Ilana von Sohsten. Além deles, são membros os seguintes servidores: Bethânia Mello e Karine Martins, representando a Secretaria da Tributação (SET); Lidiane Carneiro e Ana Cláudia Dourado, da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas); Josenilton Oliveira e Sandra Queiroz, representando a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC); e Diana Paula Carvalho e Karla Falcão, representando a Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
“Este é um momento de felicidade e de arregaçar as mangas, como se diz no popular, porque tem muito trabalho para a gente fazer”, declarou Bethânia.
“Esse programa está amparado por um decreto e é interessante que todo mundo que se envolva com as execuções das ações o conheça, assim como a política de qualidade de vida no trabalho, que é onde concentra os eixos norteadores nos quais devem basear as atividades”, complementou Sandra.
“Vamos contribuir e implementar as políticas de saúde do trabalhador e tudo o que se volta ao cuidado com o trabalhador”, reiterou Karla.
A Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST), formada pelos servidores presentes Ricardo Amaral, Graça Araújo e Mirla Paiva (Sead), Jailma Alves e Jaidy Oliveira (Sesap), e Suzana Sousa (AGN), realizou apresentação para explicar os principais pontos da Política de Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito da Administração Pública Estadual, bem como elencar as ações que estão em desenvolvimento e serão implementadas em breve para usufruto dos servidores.
O Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Rio Grande do Norte foi criado em 2006 com o objetivo de desenvolver ações que preservem a saúde dos servidores, melhorem o estilo de vida, o ambiente de trabalho e propiciem condições que possibilitem a gestão de escolhas do bem-estar. Ao longo dos anos passou por mudanças, sendo renovado em 2015 e, mais recentemente, a partir do Decreto nº 32.624, de 25 de abril de 2023, foi mantido como política de governo.
Deixe um comentário