A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta segunda-feira (22) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade. A proposição foi do deputado estadual George Soares (PV), e também contou com a presença do deputado Hermano Morais (PV).
“O contabilista, hoje, é figura essencial nos setores empresarial, público e eleitoral. Para atuar nas questões econômicas, tributárias e administrativas”, disse George – que também é contador -, durante o seu discurso.
O parlamentar fez questão de ressaltar os debates em torno da reforma tributária, que está ocorrendo no Congresso Nacional. Segundo George, “o novo regime fiscal pode trazer preocupação à alguns, mas para os abnegados contabilistas do RN será um estímulo à aprender, inovar e crescer”.
Em nome dos homenageados, Domingos Carvalho de Souza destacou a importância do contador para toda a sociedade. “É um profissional e assessor valioso do gestor, pois oferece orientação indispensável a todas as atividades do mundo. É quem registra operações, sintetiza, processa dados, apura resultados, analisa, propõe sugestões, oferece informações para tomada de decisão para as 3 esferas de governo, municipal, estadual e federal. Então a amplitude do trabalho do profissional de contabilidade, no mundo dos negócios, é indiscutível”, disse o homenageado.
Já o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN, Anailson Gomes, criticou a grande quantidade de obrigações que os empreendedores precisam enfrentar para trabalhar no país. “Parabéns aos homenageados de hoje, que representam os quase 7 mil profissionais que atuam no Estado. Essa é uma profissão que defende ambiente de negócios ágil e competitiva. Esperamos que os empreendedores possam desenvolver suas atividades com menos burocracia do ente governamental. Será que não haveria oportunidade de simplificar tantas obrigações?”, questionou.
O secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, que também é contador e esteve no evento representando a governadora Fátima Bezerra (PT), disse ter muito orgulho em contribuir para o crescimento da profissão no Estado. O gestor destacou o papel dos contadores no processo de retomada do Estado, fazendo referência as dívidas acumuladas pelo Executivo. “O pilar da recuperação do Estado foi a organização da contabilidade, a partir daí o restante começou a se arrumar”, revelou.
Estiveram presentes ainda na solenidade o contador geral da Controladoria do Município de Natal, Ronaldo José de Araújo; o vereador, Raniere Barbosa; a conselheira substituta do Tribunal de Contas do Estado, Ana Paulo Gomes; a conselheira federal Maria do Rosário Oliveira e a presidente da Academia Norte-Riograndense de Ciências Contábeis, Jucileide Ferreira Leitão.
Deixe um comentário