Coneciti tem ampla representação das universidades e setor empresarial
O Governo do RN empossou nesta terça-feira (06), os membros do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Coneciti). O Coneciti tem a atribuição de formular, acompanhar, analisar e deliberar sobre a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (PEDCT/RN).
O Coneciti foi instituído pela Lei Complementar 118, de 30/12/1993, mas só agora está sendo efetivado por decisão da atual gestão e aprovação da Lei complementar 716, de 30/06/22. É constituído por 21 titulares e 21 suplentes, com mandato de dois anos. A presidência é da governadora do Estado, Professora Fátima Bezerra; a vice-presidência é do secretário da SEDEC, Jaime Calado e a Secretaria Executiva será exercida pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do RN (Fapern), Gilton Sampaio.
O Coneciti vai atuar em conjunto com o Conselho Técnico da Fapern, cuja função é apreciar projetos e programas específicos que possam ser apoiados e/ou fomentados pela Fapern com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDET).
“Tenho a honra de presidir este importante conselho que é um passo ousado, inovador, instância estratégica e importante para o desenvolvimento”, afirmou a governadora no ato de posse. Ela registrou que o Coneciti “é resultado de ampla discussão com a sociedade, empresários e universidades, somando esforços pelos desenvolvimentos econômico e social, e da Educação do Estado, o que, inclusive irá consolidar o Parque Tecnológico do RN, o Pax, em Macaíba”.
Diretor do Pax, Olavo Bueno disse que a efetivação do Coneciti é momento ímpar para o RN. “Trabalho de muitos anos da gestão Fátima Bezerra que acreditou e investiu para que se tornasse realidade, inclusive com aprovação de lei específica, que assegura também financiamento e traz dinamização para o setor e para economia como um todo”. Olavo Bueno pontuou que o PAX, onde o Governo do Estado investiu R$ 12 milhões, será beneficiado e contribuirá para transformar o RN na estrela do desenvolvimento científico e tecnológico do Nordeste e do Brasil”.
Diretor da Fapern, Gilton Sampaio considera que “o RN dá passo largo no âmbito da ciência que terá ampla repercussão na economia, na empregabilidade e na renda das pessoas”.
O reitor em exercício da UFRN, Ênio Ferreira, disse que a instituição está à disposição do Governo do RN para apoiar o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado. Já a reitora da UERN, Cicília Maia reforçou compromisso com as ações em prol do desenvolvimento do Estado, “principalmente neste momento importante do País. Tenho certeza que vamos fazer excelente trabalho por que o Governo Federal está de portas abertas para a educação, para a ciência e para a tecnologia”.
Líderes do setor privado integrantes do Coneciti também externaram seus compromissos. Djalma Barbosa, diretor da Fiern, destacou a inclusão massiva da classe produtiva no Conselho e disse que os empresários apoiam a iniciativa. Zeca Melo, superintendente do Sebrae, colocou a instituição à disposição para ampliar parcerias já existentes e firmar novas cooperações.
O amplo entendimento realizado para a definição do Coneciti foi assim delineado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado: “investir em ciência, tecnologia e inovação faz a diferença. É isso que faz o Governo do RN, ouvindo as universidades, empresários e instituições para definir políticas de Estado, como é resultado este Conselho. Criamos a política estadual e o sistema de ciência, tecnologia e inovação. Agora, empossamos os representantes das instituições que irão trabalhar em convergência pelo crescimento econômico e social do Rio Grande do Norte”.
O ato de posse contou ainda com a presença do Procurador Geral do Estado em exercício, José Duarte Santana; diretor-geral da Emparn, Rodrigo Maranhão; presidente da Federação dos Municípios (Femurn) e prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos; representantes da UFRN, UERN, UFERSA, IFRN, Instituto Santos Dumont, Fecomércio e Faern.
Deixe um comentário