Marca Maxmeio

Postado às 06h06 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Carmen Félix/Governo RN.

Essa é mais uma iniciativa voltada para a ampliação da rede de atendimento e acolhimento à mulher vítima de violência doméstica

O Governo do Estado e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) inauguraram em Assu, na tarde desta quarta-feira (14), a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM/Assu), localizada na Central do Cidadão, na avenida Senador João Câmara, no Conjunto Janduís.

Em funcionamento desde janeiro de 2023, a delegacia instaurou 97 inquéritos policiais até o momento, tendo remetido 64 deles ao Poder Judiciário. A inauguração é mais uma iniciativa voltada para a ampliação da rede de atendimento e acolhimento à mulher vítima de violência doméstica. Atualmente a DEAM atende aos municípios de Assu, Carnaubais e São Rafael.

Na inauguração, a governadora Fátima Bezerra disse que o Governo do Estado continuará intensificando ações de segurança e cuidando das mulheres do RN. “Mais uma vez, o Governo do Estado está dando um passo importante. Estamos fazendo o nosso papel que é cuidar, e o compromisso da nossa gestão sempre foi estruturar cada vez mais a rede de apoio visando o combate à violência doméstica contra a mulher.”

“A delegacia era uma necessidade para a cidade e toda a região de Assu. A Polícia Civil continuará com ações e inaugurações de delegacias especializadas em defesa das mulheres”, afirmou a delegada-geral da PCRN, Ana Cláudia Saraiva. “Com a instalação de delegacias as mulheres se sentem acolhidas, buscam atendimento e isso nos deixa satisfeitos. A atual gestão criou mais sete DEAMs e continuamos lutando contra a violência contra a mulher”, complementou.

Até 2019, o Estado contava apenas com cinco DEAMs. Atualmente, doze destas delegacias especializadas estão em funcionamento. Em março de 2023, foram inauguradas as DEAMs dos municípios de Macaíba e Ceará-Mirim.

A criação da DEAM/Assu foi prevista pelo Decreto 31.169/21, que dispõe sobre a reorganização, criação e redefinição das circunscrições e atribuições das Delegacias de Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *