Marca Maxmeio

Postado às 19h07 CulturaDestaque Nenhum comentário

Orquestra Sinfônica do RN realiza concerto especial em Caicó.

Sob a regência do maestro André Muniz, a OSRN apresentará peças de Bizet, Tonheca Dantas e Palmira Wanderley na programação da Festa de Sant´Ana. A entrada é franca.

Um momento de música orquestral para os seridoenses que participam da tradicional Festa de Sant`Ana, em Caicó. A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realiza um concerto especial neste sábado (29/07), a partir das 19h30, no Centro Cultural Adjuto Dias, equipamento cultural mantido pela Fundação José Augusto (FJA). A entrada é franca.

Sob regência do maestro André Muniz, a OSRN apresenta em seu repertório peças de compositores clássicos como Georges Bizet e Johann Strauss, além de autores potiguares como Tonheca Dantas e Bruno Lima que destacam a cultura do Seridó.

Serão apresentadas as obras “Os Toreadores da Suite Carmen” (Bizet), “Os Piratas do Caribe” (Baldet), “Aboio (Cussy de Almeida), “O Danúbio Azul” (Strauss) “Um Passeio pelo Seridó” (Bruno Lima), “Suíte Seridó” (Danilo Guanais), “Royal Cinema” (Tonheca Dantas), “A Dança do Cavalo Marinho” (Levino Ferreira) e o “Hino a Nossa Senhora de Sant´Ana” (Palmira Wanderley), que terá a participação da cantora lírica caicoense Heloísa Saraiva.

História

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte foi criada pelo do Decreto nº 6874 de março de 1976, assinado pelo então Governador Tarcísio Maia, através de iniciativa do, à época, Secretário de Educação e Cultura, Professor João Faustino, passando a pertencer aos quadros administrativos da mesma Secretaria.

O primeiro concerto foi realizado em 11 de março de 1977, e teve como maestro o pernambucano Mário Câncio Justo dos Santos, que organizou e regeu a orquestra por aproximadamente 10 anos. A orquestra começou com um quadro de 23 músicos efetivos, dos quais apenas cinco residiam na cidade do Natal, e executava um repertório barroco e camerístico.

O primeiro concurso público para ingresso na Orquestra Sinfônica aconteceu em 1988, na gestão do então Governador Geraldo Melo. Assim, a orquestra foi ampliada e passou a contar com 60 músicos. Nessa mesma época o violinista e professor Osvaldo D’Amore passou a ser o novo regente da orquestra, cargo no qual permaneceu por quase 20 anos.

Em 2007 assumiu como regente da Orquestra Sinfônica o Maestro André Muniz. Em 2011 assumiu por um curto período o Regente Pe. Pedro Ferreira; e em setembro de 2012 assumiu o Maestro Linus Lerner. Nas recentes temporadas a OSRN executa projetos com regentes e solistas convidados, nacionais e internacionais.

Concerto especial da OSRN em Caicó
Data: Sábado (29/07)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Adjuto Dias ( Rua Major Lula, 995 – Paraíba, Caicó – RN)
Entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *