Hermano ressalta importância da Lei que criou Registro de Esclerose Lateral Amiotrófica no RN.
O deputado estadual Hermano Morais (PV) foi o primeiro a se pronunciar na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (1), marcando a retomada dos trabalhos da Casa após o recesso parlamentar. Em seu discurso, repercutiu os números divulgados recentemente na imprensa, apontando a existência de 117 casos de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no Estado e ressaltou a importância da Lei que criou um registro da doença no RN.
“Destaco o trabalho feito pela UFRN, uma pesquisa de qualidade produzida pelo LAIS sobre a ELA, que é uma doença degenerativa irreversível. Vale frisar que há uma iniciativa do nosso mandato, que foi sugestão de profissionais que estão envolvidos com a pesquisa dessa doença rara e muito desconhecida, e que foi aprovada por este parlamento, criando o sistema de aferição, de identificação, para que estudos assim pudessem ser feitos”, disse Hermano.
O parlamentar reconhece que ainda há uma grande quantidade de casos subnotificados, mas que o número já é bastante preocupante. “Muitas pessoas ainda não identificaram os problemas de saúde que podem vir a ser a ELA, mas o fato é que essa Lei estadual é uma referência para outros Estados da Federação”, finalizou.
Deixe um comentário