O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, com a campanha “Agosto Dourado”. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, desenvolve diversas ações nas unidades de saúde do município com a intenção de informar e incentivar a alimentação com leite humano na primeira infância.
Considerado o alimento de qualidade padrão ouro, o leite humano é indicado como alimento exclusivo para crianças nos seus seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo e conter anticorpos, que protegem a crianças de diversas doenças como diarreia, alergias e infecções respiratórias, por exemplo.
“O aleitamento traz inúmeras vantagens tanto para a saúde da criança como da mulher, trazendo impactos na sociedade e no meio ambiente, principalmente pelo fato de que esta prática pode reduzir em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos.”, comenta a nutricionista Monique Silveira Rosa, responsável técnica em Aleitamento Materno do Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN) da SMS Natal.
Na primeira semana do mês ocorre a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que este ano terá como foco discutir a amamentação e o mercado de trabalho, com o tema “Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.
“Atualmente o Brasil apresenta uma prevalência de 60% de crianças menores de 4 meses que se alimentavam exclusivamente com o leite humano, esse índice cai para 45,8% em crianças menores de 6 meses. Essa redução pode estar relacionada com a volta da mulher ao trabalho, pois a maioria das empresas empregadoras concedem licença maternidade de 120 dias. Portanto, é necessário um maior apoio às mães e pais trabalhadores com o objetivo de garantir a continuidade da amamentação exclusiva das crianças pelo menos até o sexto mês”, comenta Monique.
As ações voltadas à campanha Agosto Dourado acontecem nas Unidades de Saúde dos cinco Distritos Sanitário do município, que desenvolvem programações como rodas de conversas e palestras sobre importância, técnicas e dificuldades da amamentação, além de incentivar a doação de leite humano, entre outras atividades.
Na quinta-feira (24) acontece o III Fórum Municipal de Aleitamento Materno do Município de Natal/RN, que será realizado no Auditório Centro Universitário FACEX – UNIFACEX, localizado na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, Nº 540, Petrópolis. O evento é voltado para os profissionais de saúde do município, e discute temas relacionados à amamentação da mulher trabalhadora.
Deixe um comentário