17ª Feira do Livro de Mossoró fomenta renovação dos acervos das bibliotecas das escolas da região.
Estima-se que cerca de 20 mil livros sejam adquiridos pelas bibliotecas escolares através do programa cheque-livro da Prefeitura de Mossoró e do Governo do Estado
O acervo de bibliotecas escolares da rede municipal de ensino em Mossoró e de cidades circunvizinhas pertencentes à rede pública estadual de educação ganharam um reforço durante a 17ª Feira de Livros de Mossoró (FLIM). A Prefeitura de Mossoró e o Governo do Estado estão investindo através do cheque-livro e valores deverão ser usados nos estandes de livrarias e editoras que participam do evento.
Após algumas edições sem participar da Feira, o município de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação, assim como o Governo do Estado, investem no evento. “Nossa estimativa é que algo em torno de 18 e 20 mil livros sejam adquiridos pelas bibliotecas escolares tanto das escolas públicas ligadas ao município de Mossoró, como de escolas das cidades circunvizinhas pertencentes à rede pública estadual de educação, sendo destes, mais de sete mil livros de autores potiguares”, aponta Rilder Medeiros, coordenador da Feira do Livro de Mossoró.
A compra dos livros é definida pela equipe pedagógica de cada escola. Podem ser adquiridas obras literárias e de apoio didático, desde que seja respeitada a cota de 30% e 40% das compras para títulos potiguares pelas escolas municipais e estaduais, respectivamente.
Ao todo, são 15 expositores representando dezenas de editoras locais e nacionais, com diversos estandes dedicados à exposição, venda e lançamentos de livros. Nesse panorama, a organização da Feira estima a oferta de mais de 10 mil títulos à disposição do público visitante. A compra dos livros é definida pela equipe pedagógica de cada escola. Podem ser adquiridas obras literárias e de apoio didático, desde que seja respeitada a cota de 30% das compras para títulos potiguares
Durante os 4 dias do evento, salas de aula estão transformadas em livrarias e locais de exposição de livros e os corredores e áreas verdes em palcos para apresentações artísticas e culturais. Considerada um das principais feiras de livros do Nordeste, dentre as atrações da FLIM 2023 vale destacar a presença do poeta e patrono da Feira do Livro, Antônio Francisco, de José Antônio da Silva, o Mestre Concriz, a maior representação viva da embolada de coco do Rio Grande do Norte, além de vários outros nomes convidados que participam se apresentando, lançando seus livros e interagindo diretamente com o público.
Com mais de 50 horas de programação cultural e literária gratuita, com bate-papos com autores e artistas, lançamentos de livros, poesia, exposição, literatura infantil, contação de histórias, dança, teatro e música, a literatura e a poesia popular têm novamente um grande destaque no evento. Os cordéis estão em todos os estandes com um espaço exclusivo para Academia Mossoroense de Literatura de Cordel, reunindo poetas da cidade e de todo o estado.
A Feira do Livro de Mossoró é patrocinada pelo Governo do RN, Livraria Independência (a primeira empresa mossoroense a patrocinar o evento) e a Progresso Distribuidora, através da Lei Câmara Cascudo.
Mais informações sobre as atividades, atrações e exposições na feira, podem ser acessadas através do perfil do evento no Instagram: @flmossoro.
Serviço:
17ª Feira do Livro de Mossoró
Local: Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN)
Período: 02 a 05 de agosto de 2023 – de quarta-feira a sábado
Horário: das 09h às 21h
Deixe um comentário