Na manhã desta quinta-feira (08), aconteceu o “1° Ciclo de Diálogos sobre a Inclusão Escolar de Crianças e Estudantes Públicos da Educação Especial”. Este ciclo de formação foi transmitido pelo canal do YouTube do Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Natal, que abordou a temática “Dupla excepcionalidade: o encontro entre altas habilidades/superdotação e outras condições específicas”.
A formação online contou com a participação de gestores administrativos e pedagógicos, coordenadores pedagógicos, educadores infantis, professores, estagiários, profissionais de apoio escolar e assessores pedagógicos. A formação foi ministrada pela professora Maria Ronise Medeiros, representante da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (RS), onde os participantes foram ensinados através do conhecimento que abrangeu aspectos da dupla excepcionalidade. O encontro também contou com uma Intérprete de Libras para auxiliar na formação.
Durante a aula, uma gama de tópicos relevantes foram abordados. A contextualização da área, concepções teóricas, conceitos fundamentais sobre a dupla excepcionalidade e os diferentes modos de manifestação desse fenômeno multifacetado foram devidamente explorados. A plataforma interativa do YouTube permitiu que o público-alvo, composto por profissionais e interessados no campo da educação inclusiva, interagisse em tempo real por meio do chat, enriquecendo a experiência de aprendizado.
Esse ciclo de diálogos representa um avanço significativo na busca por uma educação inclusiva e sensível às necessidades individuais dos estudantes. A complexidade da dupla excepcionalidade exige uma compreensão holística e uma abordagem personalizada para proporcionar um ambiente educacional que nutra tanto as habilidades excepcionais quanto às necessidades específicas dos estudantes. A iniciativa de Natal e a expertise trazida pela professora Maria Ronise Medeiros desempenharam um papel crucial na disseminação desse conhecimento vital.
Deixe um comentário