Marca Maxmeio

Postado às 13h08 CidadePlantão Nenhum comentário

Crédito Lorena Veríssimo.

O vereador Kleber Fernandes (PSDB) dedicou seu espaço na tribuna da Câmara Municipal de Natal, nesta terça-feira (8), para falar de sua preocupação acerca da saúde mental de crianças e jovens e a procura crescente por consultórios para tratar transtornos como ansiedade e depressão. De acordo com o parlamentar, o número de atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais aumentou 32% em Natal, desde 2018.

Em sua fala, o vereador comentou que há a necessidade de se debater mecanismos que possam diminuir o impacto dos sintomas que perpassam os limites do ambiente familiar e estão chegando às escolas. “Recentemente, participei da ExpoEduc 2023, uma das maiores feiras na área da educação do país, e um dos temas mais discutidos foi a saúde mental de crianças e adolescentes, como também, o papel da escola nesse cenário”, disse.

Os casos mais recentes de ataques a escolas no Brasil mostram um quadro que vem se agravando nos últimos anos e que impactam diretamente na saúde mental dos jovens. Nos primeiros meses de 2023, novos casos foram registrados no país e alguns no estado do Rio Grande do Norte.

No cenário nacional, o Senado Federal sancionou na semana passada uma lei que obriga o Poder Executivo a implantar um serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar. A norma determina que o chamado Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE) seja implementado pelo Governo Federal em articulação com os estados, os municípios e o Distrito Federal.

Diante disso, Kleber Fernandes afirmou que irá reunir entidades, poder público e setores da sociedade para discutir o tema. “Vamos reunir, em breve, entidades, profissionais de saúde, secretários municipais e o terceiro setor para apresentarmos as nossas ideias e montarmos um plano de ação efetivo. Queremos trabalhar o tema de forma coordenada e com a ajuda de toda a sociedade”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *