Pacientes da rede pública municipal de saúde de Natal recebem órteses e próteses ortopédicas.
Pacientes atendidos na rede municipal de saúde de Natal que necessitam de próteses e órteses ortopédicas foram beneficiadas nesta quinta-feira (17) com a entrega de equipamentos do gênero. A iniciativa acontece graças a um convênio entre a Prefeitura e a Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abencão). Na oportunidade, nove pessoas voltaram para casa com as próteses. A entrega foi feita na sede da Abenção, no bairro do Tirol.
A senhora Edilene da Silva, 49 anos, amputada há 11, esperou por longos 10 anos e festejou o fato de receber sua prótese na perna direita. “Sempre sonhei que iria poder voltar a andar. Tive que amputar minha perna porque sou diabética e tive três tromboses. Nunca fiquei triste e sentia que Deus iria me ajudar. Quando recebi a ligação daqui foi muita felicidade e agora é viver ainda melhor”, comemorou.
Dona Edilene foi beneficiada pelo serviço que tem o aporte financeiro da Prefeitura de Natal que investiu cerca de R$ 40 mil neste mês. Os pacientes podem buscar as unidades de saúde da capital para receberem o encaminhamento. Com o documento, eles são atendidos na clínica, que fica na rua Mipibu, 713, em Petrópolis. O horário de funcionamento é das 8h às 13h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é o 2130-7232.
“Estamos muito felizes nesta segunda entrega. Cada um que recebe nossas próteses e órteses é uma emoção diferente e são histórias marcantes. Somos uma fábrica de sonhos que realiza esse desejo das pessoas voltarem a andar”, comentou Nadja de Fátima Diógenes, coordenadora da instituição.
Ela citou pacientes cujas próteses estavam sendo entregues nesta terça-feira (17) e que esperavam há muito pelo benefício. Francisca da Silva, 79 anos e Isac dos Santos, 23 anos esperavam há cinco anos pela oportunidade quando conheceram a Associação. Francinete Ramos, de 40 anos, perdeu a perna direita ao ser atropelada quando tinha apenas seis anos. Agora ela vai poder voltar a andar.
A fisioterapeuta da Abenção, Sayonara Morais explica que os pacientes passam por avaliação ao chegar na clínica, em seguida são tiradas as medidas, feitos os moldes, solicitação de material e produzidas as próteses. Durante esse tempo é realizado todo acompanhamento, ajustes e adaptação. “Mesmo depois, eles podem voltar para novos ajustes ou se sentirem algum problema. Damos toda a assistência, além de realizarmos os trabalhos de adaptação”, explica.
A fisioterapeuta explica que existem próteses, no mercado, cujos valores podem chegar até 20 mil. “Essas pessoas jamais teriam condições de comprar esse material. Aqui além disso recebem toda atenção para saírem usando a prótese”, comenta.
Todas as próteses e órteses são produzidas na própria clínica em uma oficina especializada e bem equipada. O responsável técnico pelo local, Lucas Bessa explica que próteses substituem membros e órteses são feitas para correção de problemas. “Aqui produzimos tudo sob medida para cada paciente. Produzimos os moldes e todo material além de fazermos as montagens de acordo inclusive com a idade dos pacientes. Temos todo maquinário específico para cada coisa, desde a máquina de moldes até a fase de costura”, explicou enquanto percorria os setores.
Bessa afirmou que o local pode produzir mais e que tudo depende da demanda e da necessidade de atendimento dos conveniados.
Deixe um comentário