Crédito Alex Régis /Natal Prefeitura.

A queda da cobertura vacinal, principalmente entre os anos de 2016 e 2017, em Natal, no Rio Grande do Norte e no Brasil, trouxe à capital potiguar o diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, para uma reunião com gestores municipais e estaduais, na manhã desta quinta-feira (17), no Palácio Felipe Camarão. Na ausência do prefeito Álvaro Dias, que cumpre agenda em Brasília, a reunião foi coordenada pelo secretário municipal de Governo, Johan Xavier.

O objetivo da visita de Eder Gatti foi formalizar um pacto político com o Estado do Rio Grande do Norte e os municípios, priorizando o sistema de informações, estratégias diferenciadas de vacinação e o microplanejamento nas ações vacinais. O microplanejamento é um método focado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atingir as metas de vacinação, a partir da organização sistemática das atividades de imunização e com ampla participação de líderes e comunidades. Além disso, envolve o planejamento detalhado das ações, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística de transporte e armazenamento dos imunizantes.

De acordo com o representante do Ministério da Saúde, o órgão apoiará financeiramente as ações. Ele propôs um pacto político envolvendo o Governo Federal, Governo do Estado e municípios. “Estar aqui com vocês é muito enriquecedor. Trago uma recomendação da ministra Nísia Trindade para priorizar o sistema de informação e o microplanejamento. O Ministério não vai interferir nas ações dos municípios, mas dará apoio, inclusive com a mídia de divulgação, que os municípios podem adaptar em suas campanhas. Construiremos um plano de ação otimizando recursos e a estrutura de cada município”, explicou o gestor.

O primeiro teste será no período de 7 a 21 de outubro, com uma multivacinação com vacinas tradicionais para menores de 15 anos, que ocorrerá nos municípios do Rio Grande do Norte. A ação conta com o protagonismo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems/RN) e o apoio da Superintendência do Ministério da Saúde no RN.

De acordo com o secretário de Governo, Johan Xavier, Natal está alinhada com o Ministério da Saúde. “O mais importante é uma campanha de conscientização, mostrando à população a importância da vacinação na saúde e na vida das pessoas. Vacinar é salvar vidas” assinalou.

Em sintonia com Johan Xavier, o secretário municipal de Saúde, George Antunes, disse que uma boa comunicação trará os índices necessários ao aumento da cobertura vacinal. “A batalha da comunicação será muito importante para o convencimento da população sobre o ato de vacinar. Também temos de usar estratégias extramuros para ampliarmos a cobertura vacinal, como, por exemplo, shopping centers, grandes magazines, escolas, praças públicas e supermercados. Isto a Prefeitura de Natal já faz”, informou o secretário.

Participaram, ainda, da reunião o superintendente estadual do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões; secretária adjunta da SMS, Rayanne Araújo; presidente do Consems no RN, Maria Eliza Garcia Soares, e gestores da área da saúde municipais.