Marca Maxmeio

Postado às 08h08 CidadePlantão Nenhum comentário

Crédito Adrovando Claro/ SME.

O projeto Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, desenvolvido pelo Departamento de Atenção ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação, levou os estudantes das Escolas Municipais Professora Emília Ramos e Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior para um dia diferente e totalmente musical. O evento organizado pela Marinha do Brasil e denominado “Concertos Navais” aconteceu no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte na tarde desta quarta-feira (16), com apresentações da banda do Corpo de Fuzileiros Navais.

O evento tem como objetivo aproximar a sociedade da vertente cultural das Forças Armadas, proporcionando um momento para celebrar as tradições navais e o culto ao civismo. Os estudantes apreciaram as apresentações do pelotão de Ordem Unida Silenciosa, da Banda Marcial, do Fuzishow e da Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. O projeto circula pelas capitais do Nordeste.

A professora Jecylene M. de O. Souza, da Escola M. Ascendino de Almeida, compartilhou que 47 estudantes assistiram as apresentações e exploraram as dependências do Parque da Cidade. “As crianças vieram para o Parque da Cidade prestigiar o concerto da Marinha do Brasil, e observaram o lado cultural e musical, e eles estão curtindo bastante, já visitaram também os animais empalhados, vieram para a biblioteca, pintaram e desenharam”, ressaltou a professora.

A professora Maria de Lurdes de Amorim, da Escola Municipal Professora Emília Ramos, localizada no bairro de Cidade Nova, destacou a participação de 30 estudantes no evento como uma forma de incentivar o futuro. Ela comentou que a experiência poderia motivá-los a considerar uma carreira profissional nas Forças Armadas, como na Marinha, por exemplo. “Os alunos viram os pelotões mirins e já ficaram interessados, querendo saber como podiam participar, então isso é um grande incentivo”.

Alguns dos estudantes que participaram do projeto Pelotão da Cidadania expressaram encantamento com as apresentações. Melissa F. da S. Santos, da Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, com sete anos, descreveu as apresentações como “muito interessantes”. Ela gostou especialmente dos movimentos dos soldados com armas e das músicas. “Achei legal também ficar na biblioteca, gosto muito de pintar, desenhar e amo ler e escrever”, acrescentou.

Por sua vez, Benício da F. C. Galvão, da Escola M. Professora Emília Ramos, com 10 anos, elogiou as músicas das bandas e ficou impressionado com a destreza dos soldados durante a exibição da Ordem Unida Silenciosa. “Eles são muito bons, acho que treinaram muito para fazer isso”, disse.

As assessoras pedagógicas do projeto Pelotão da Cidadania, Marluce Cavalcanti e Izabelita Fernandes, acompanharam as escolas durante a visita ao Parque da Cidade. Marluce expressou satisfação com o sucesso da aula de campo, observando que os estudantes interagiram e demonstraram um genuíno interesse no aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *