A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) segue buscando formas de conscientizar a população de Natal para combater a violência doméstica contra mulheres. Durante a campanha “Agosto Lilás”, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) estão trabalhando intensamente nas quatro regiões administrativas da cidade, por meio dos seus serviços, programas e projetos, visando garantir o atendimento, o acompanhamento, a orientação e os encaminhamentos das mulheres em situação de violência doméstica e suas famílias.
“A Semtas, com o apoio da gestão do prefeito Álvaro Dias, tem o compromisso com o enfrentamento a todas as formas de violação de direitos. A Secretaria da Mulher (Semul) faz um excelente trabalho de promoção aos direitos das mulheres e de combate a violência e nós estamos unindo forças e vozes, estando próximo da população e abraçando também essa causa”, ressalta a titular da pasta, Ana Valda Galvão.
Os Cras estão distribuídos em 12 unidades, cujo objetivo é de atender e acompanhar as mulheres e as famílias em contexto de vulnerabilidade socioeconômica e permitir seu acesso aos benefícios e programas desenvolvidos no âmbito municipal, além do trabalho preventivo junto à comunidade, buscando identificar os casos de violência, bem como orientar a sociedade em geral, quanto ao combate desta grave violação de direitos.
Já os Creas, instalados nas quatro regiões da cidade (norte, sul, leste e oeste), possuem a responsabilidade de atuar no acompanhamento dessas mulheres e suas famílias, objetivando a superação da violência doméstica, o acesso das mulheres às políticas públicas e sociais e o desenvolvimento de sua autonomia, empoderamento e autoestima.
“No Creas, as mulheres são atendidas tanto espontaneamente como encaminhadas por outros serviços. Nosso olhar se dá na inserção desta e de sua família no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), buscando a realização do acompanhamento, dos encaminhamentos aos serviços e benefícios necessários para a família, bem como no fortalecimento dos seus vínculos familiares, buscando a superação da violação e o fortalecimento da mulher, enquanto sujeito de direito e de proteção pela sociedade em geral”, esclarece a coordenadora do Creas Norte, Silvia Silveira.
Além desses serviços, as mulheres em situação de violência doméstica também podem contar com prioridade no acesso aos benefícios eventuais, conforme prevê a Lei Municipal nº 7.205/2021, como também dispõem de 10% das vagas nos cursos profissionalizantes desenvolvidos pelo Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), localizado na Rua Presidente Bandeira n. 765, no bairro do Alecrim.
Denuncie
A “Campanha Agosto Lilás” faz referência a celebração da promulgação da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.430, instituída para garantir a proteção integral às mulheres em situação de violência doméstica.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, a população pode ligar gratuitamente para o Disque 180 ou Disque 100. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones: 3232-1045 (Semul); 3232-4875 (CREN) ou pelo Acolhe Mulher: 0800 281 8000 (ligação gratuita).
Deixe um comentário