Marca Maxmeio

Postado às 22h08 CidadeDestaquePlantão Nenhum comentário

Crédito Thiago Lima.

O caminho da indústria potiguar rumo a um futuro mais sustentável e desenvolvido foi defendido pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, na abertura do Sistema FIERN Experience, na tarde desta quinta-feira (24) em solenidade realizada no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal (Av. Capitão Mor Gouveia, em frente à Ceasa). 

O evento, que acontece nesta quinta e sexta-feira (25), de forma gratuita e aberto ao público, integra a programação dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). 

“Falar de sustentabilidade, de energias e da indústria 4.0 é promover o conhecimento, a aproximação entre a indústria e parceiros. Este evento é um marco importante nas sete décadas da nossa Federação”, declarou Amaro Sales. 

O presidente destacou, em sua fala, o trabalho realizado em favor da indústria e da sociedade pelo SESI, IEL e SENAI, entidades que compõem, junto com a Federação, o Sistema FIERN. Entre as iniciativas, a SESI Escola de Referência e o protagonismo do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). 

 

“São referências em suas áreas de atuação e isso muito nos orgulha, pela qualidade e excelência em que as atividades são realizadas e os resultados chegam para a indústria e para toda sociedade”, disse o presidente. 

Amaro Sales enalteceu o fato do RN “ter o maior centro de energias renováveis do Brasil”, em referência ao ISI e ao CTGAS-ER, e frisou o fato do estado exportar energia para todo o país, além de trabalhar a formação de mão de obra qualificada. 

Portfólio de produtos e serviços 

O diretor primeiro-tesoureiro e presidente eleito da FIERN para mandato 2023-2027, Roberto Serquiz, disse que o Sistema FIERN Experience é uma importante oportunidade de integração da indústria com a sociedade. “Mostrando o portfólio de serviços e produtos em dois dias de relacionamento indústria-sociedade”, comentou. Ele destacou que o evento coloca em discussão a sustentabilidade, foco das palestras. “O empresário precisa continuar se informando dessa temática. É uma variável competitiva que precisa estar incorporada a todos os negócio”, analisou.

 

O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, explicou que essa é uma oportunidade de mostrar o trabalho do SESI como entidade ligada à educação e saúde e segurança do trabalho.
Dentro da atuação do SESI-RN, o visitante pode conhecer o modelo de sala de aula interativa da SESI Escola e os laboratórios de robótica. “Aqui temos desde o robô desenvolvido pelos alunos até o industrial”, citou. 

 

O diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, abordou a diversidade de produtos ofertados pelo Sistema Indústria à sociedade. “São de altíssima tecnologia e alta qualidade. Produtos essenciais às pessoas ou ao bom desenvolvimento industrial”, destacou. “Tem coisas que quando a pessoa chegar aqui, vai dizer ‘eu não sabia que tinha isso do RN’ e conhecer isso de perto”, assegurou. Nos estandes do SENAI, amostras da educação profissional passando por pesquisa, desenvolvimento e inovação, além da prestação de serviço. 

O superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, informou a respeito do espaço do Instituto Euvaldo Lodi no evento. “Temos um espaço com com gameficação (forma de usar os jogos para divulgar informações em especial ao público jovem). Apresentamos o programa de estágio, do IEL empregos além da consultoria para setor produtivo e a educação executiva empresarial”, elencou. 

 

 

Palestras
Nesta quinta-feira aconteceram as palestras sobre “Fundo da Amazônia: sustentabilidade ambiental e justiça social”, ministrada pelo presidente da Federação das Indústria do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé; “Caminhos da agenda ESG na produção de alimentos”, com Cristiani Raquel Vieira, da Nestlé; “Diversidade e Inclusão no Setor Eólico”, com Andrea Santoro, da AES Brasil; “Sustentabilidade com foco na moda circular e seus impactos socioambientais”, com Eloá Corsatto, da Animale Brasil. 

Na sexta-feira, estão previstas as seguintes palestras: 

17h30 – Sustentabilidade – Transformando a estratégia através das pessoas – Jaguar Land Rover – Raquel Henriques

18h30 – Oportunidades frente a abertura do mercado de energia – NeoEnergia – Leonardo Souza de Moraes

Prêmio IEL de Talentos
Na sexta-feira, às 19h30, acontece a solenidade de entrega do Prêmio IEL de Talentos, que reconhece as melhores práticas inovadoras de estagiários, empresas e instituições de ensino. Os vencedores de 1º, 2º e 3º lugares destas categorias serão anunciados em grande cerimônia no dia 25 de agosto, em alusão ao Mês do Estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *