Aumento na eficiência da gestão urbana da cidade, com a adoção de medidas para agilizar o atendimento e diminuir a burocracia no licenciamento, tem sido um objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que tem vem se destacado nos últimos anos pelas conquistas na otimização dos seus processos. E um dos pilares dessa excelência está no Setor de Campo e Triagem (SCT), que desempenha um papel fundamental na otimização dos processos de vistoria em imóveis, tornando-o mais ágil e transparente.
No setor, uma equipe multidisciplinar composta por técnicos especializados em diversas áreas como meio ambiente, engenharia civil e arquitetura, garante que todas as vistorias sejam conduzidas com expertise técnica. Além disso, a Semurb mantém um compromisso sólido com a qualidade, revisando rigorosamente todos os relatórios antes da conclusão do processo.
“Nesse últimos três anos, entre os meses de agosto de 2020 a agosto de 2023, foram realizadas 3.906 vistorias pelo nosso setor. A vistoria não apenas agiliza a concessão de licenças e autorizações, mas também contribui para um ambiente urbano mais sustentável e em conformidade com as normas ambientais e urbanísticas”, destaca a chefe do SCT da Semurb, Cibelly Araújo.
O setor ligado ao Departamento de Obras e Serviços (DLOS), também é responsável pelas analises das consultas de viabilidade do Redesim, que são os processos referente a abertura/alteração de quadro societário/alteração de endereço das empresas, e já conta com 80% de automatização. Além de participar de vistorias em demandas do Ministério Público, auxiliando o departamento no cumprimento dos questionamentos emitidos pelo órgão.
Ela conta que o setor foi criado em 2014, devido a demanda de vistoria nos imóveis referentes aos processos de licenciamento. “Os trâmites começam, a partir da abertura do processo de licenciamento, onde todas as informações relevantes são registradas de forma minuciosa. Em seguida, o SCT assume a responsabilidade de fazer a triagem de cada processo, determinando qual tipo de vistoria é necessária e qual a próxima etapa na tramitação”, acrescenta.
Para abertura e trâmites de processos de atendimento, o contribuinte pode contatar os canais da Central de Atendimento da Semurb, pelo E-mail: contato.semurb@gmail.com e dúvidas podem ser tiradas pelo WhatsApp (84) 3216-6497, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Os contribuintes que têm seus processos de atendimento em fase de vistoria, na Semurb, aguardam o agendamento que feito via Whatsapp ou E-mail, onde são comunicados o dia e turno da visita da equipe ao imóvel. A comunicação se dá para os processos que necessita de acompanhamento de algum responsável, que geralmente são os processos de habite-se e de Licença de Operação (LO).
Deixe um comentário