Crédito Manoel Barbosa/SME.

O Centro Municipal de Educação Infantil Professor Belchior Jorge de Sá comemorou uma década de dedicação à educação infantil em um evento que se concentrou na homenagem ao patrono da unidade de ensino, realizada durante este sábado (16). O CMEI atende 211 crianças.

As crianças do CMEI não apenas celebraram a história e o legado do professor, mas também demonstraram a importância de sua influência na atual geração. Na mostra, as crianças mergulharam na vida e na obra do homenageado, destacando seu compromisso com a educação e o impacto duradouro na comunidade. Maquetes da casa do professor, que está localizada no município de São Gonçalo do Amarante (RN), foi exibida aos presentes, representando o espaço em que ele moldou muitas mentes.

A coordenadora pedagógica Janaina Assunção Campelo Lima, está no CMEI há nove anos. Ela conta que chegou na unidade de ensino um ano depois da fundação, e o quanto é emocionante poder fazer parte da história do CMEI por todo este tempo.

“Minha história no CMEI começou há anos. Era meu sonho trabalhar como professora aqui, porque essas crianças são maravilhosas e elas precisam de uma educação de qualidade. É justamente isso que tentamos fazer aqui todos os dias, e esse projeto que estamos mostrando sobre os 10 anos mostra justamente a importância de se ter uma educação de qualidade em uma comunidade como esta. É uma alegria fazer parte dessa história durante todo esse tempo”, destacou a professora.

A celebração não se limitou às apresentações e exposições. A participação dos pais responsáveis desempenhou um papel fundamental no evento. Todos se uniram em uma envolvente roda de canto, enchendo o espaço com música, e reforçando a importância da parceria entre escola e comunidade.

“Esta mostra cultural que celebrou o CMEI e homenageou o seu patrono, representa um marco na trajetória da escola, sendo uma lembrança viva do compromisso com a educação e a cultura local. Que esses 10 anos de sucesso sejam apenas o começo de uma jornada educacional ainda mais brilhante no futuro”, destacou a professora Elza Maria dos Santos.

O CMEI Professor Belchior Jorge de Sá não apenas proporcionou uma educação de qualidade durante uma década, mas também se destacou ao enraizar os valores e a história da cidade nas atividades pedagógicas. Agatha Raila Francisca Nunes, de cinco anos, contou como a professora ensinou sobre o conhecimento das ruas e da cidade do professor Belchior Jorge de Sá. “A professora me ensinou sobre os nomes das ruas da cidade de Belchior, e eu trabalhei isso tudo para apresentar na exposição da escola, eu também ajudei a fazer o galo de São Gonçalo, porque ele é o símbolo da cidade”, pontuou.