A Emater-RN estará presente durante a 61ª edição da Festa do Boi, que inicia no próximo sábado (7), no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim. A instituição traz o Sítio Agroecológico da Agricultura Familiar, um espaço que poderá ser visitado durante todos os dias do evento. No parque, o espaço fica ao lado da Fazenda da Emparn, no setor direcionado às instituições do Governo do Estado.
O Sítio Agroecológico trará hortas, cultivos consorciados com o algodão, exposição das principais ações desenvolvidas pela instituição, como o Programa de Aquisição de Alimentos, unidade demonstrativa do Projeto de Reuso de Águas Cinzas, Sementes Crioulas, entregas de equipamentos financiados pelo crédito rural, mostra de equipamentos agrícolas, além de caravanas com agricultores familiares vindos de várias partes do Rio Grande do Norte.
Durante cinco dias – de 9 a 13 de outubro – será realizado o “Diálogo de Saberes”, momento em que os agricultores e agricultoras familiares poderão trocar informações e tirar dúvidas com os extensionistas rurais da Emater-RN sobre vários temas, como crédito rural e crédito fundiário, Programa Mais Mercado e Programa de Aquisição de Alimentos, A Importância da Silagem na Nutrição de Bovinos e Ovinocaprinos, Reuso de Águas Cinzas e Sementes Crioulas.
Gastronomia
Os participantes também terão acesso a oficinas de Gastronomia durante a Festa do Boi. Nos dias 9 e 11 de outubro, a Escola Agrícola de Jundiaí, em parceria com a Emater-RN, ensinará pratos com produtos da agricultura familiar, sempre das 10h às 12h, no Sítio Agroecológico. As iguarias, preparadas pelos professores do curso técnico de Gastronomia – Patrícia Amante, Amanda Vogas e Marcos Carlos – serão sorvete de doce de leite caprino com coulis de caju e crocante de coco; galinhada; e baião de dois com carne ovina, queijo caprino, feijão verde e arroz.
Já no dia 12 de outubro, os extensionistas rurais da Emater, o gastrólogo e engenheiro agrônomo Alexandre Dantas, e a nutricionista Leila Paiva, ambos do regional de Mossoró, vão ministrar mais uma oficina gastronômica, com ensinamentos sobre boas práticas e informações nutricionais. Os pratos apresentados serão bolo de pé-de-moleque com macaxeira e biscoito de goma com coco. O objetivo é ensinar aos agricultores familiares receitas práticas e que poderão ser incorporados aos produtos adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Algodão e Agricultura Familiar
Paralelamente às atividades no Sítio Agroecológico, será realizado no auditório da Emater, em Natal, um seminário de avaliação do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, uma análise junto aos técnicos da instituição como se deu a Safra 2023 e as perspectivas para a Safra 2024. Participará do seminário o pesquisador da Embrapa Algodão e de diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural(DATER) da Secretaria da Agricultura Familiar(SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA). Também serão entregues certificados das oficinas em módulos, realizadas durante este ano, sobre cultivo e manejo do algodão.
Além de todas as atividades técnicas durante a Festa do Boi no Sítio Agroecológico, haverá a Feira da Agricultura Familiar, com 14 barracas com a comercialização de produtos diversos, como mel, does, café, bolos, mudas de plantas, artesanato, entre outros. A Feira é uma realização da Emater e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Famiiar (Sedraf), em parceria com Fetarn, Fetraf, Ocern, Unicafes e MST.
O Centro de Treinamento da Emater (Centern) de São José de Mipibu coordenará ainda uma lanchonete, que funcionará todos os dias à tarde e à noite, comercializando alimentos para o público em geral que visitar o espaço. Todas as noites, haverá o “Forró na Roça, com a apresentação do sanfoneiro Reynaldo Junior.
Deixe um comentário