Marca Maxmeio

Postado às 07h10 CidadePlantão Nenhum comentário

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) está entre os temas do I Congresso Internacional de Desenvolvimento Infantil – CINDI que acontece em Natal a partir da próxima segunda.

Muito se tem discutido sobre o desenvolvimento das crianças nos últimos tempos. Desde o âmbito cognitivo, motor, emocional a social. E, para abordar esses quesitos, a capital potiguar vai ser sede do I Congresso Internacional de Desenvolvimento Infantil – CINDI, de 09 a 11 de outubro, no Centro de Convenções, reunindo mais de 20 palestrantes, entre nacionais e internacionais.

 

Em um cenário convidativo ao universo infantil, com leveza e diversão presentes nas cores e nos ambientes, profissionais da saúde e da educação, estudantes, pais, expects por experiência/vivência, familiares ou interessados na temática poderão discutir e aprimorar conhecimento em meio a trocas riquíssimas.

 

Dentre as palestras da programação, está “A Contribuição dos Exames Genéticos no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com a dra. Graciela Pignatari (SP), que possui ampla experiência em pesquisa nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Células-Tronco, Terapia Celular e Modelagem de Doenças com foco em autismo. Pignatari é bióloga formada pela Universidade Camilo Castelo Branco, com mestrado e doutorado em biologia molecular pela UNIFESP; estágio no Departamento de Farmacologia no Mount Sinai School of Medicine em Nova York e pós-doutora pela USP.

 

Ela comenta que sua palestra tem como objetivo apresentar os fatores de riscos genéticos e ambientais envolvidos no autismo com base na literatura científica e apresentar e discutir os diferentes tipos de exames genéticos existentes, mostrando suas particularidades, utilidades e resolutividades. “Entender a importância da realização dos exames genéticos dentro do TEA, uma vez que o diagnóstico do autismo é clínico. Além disso, vamos abordar a avaliação global dos resultados que podem ser obtidos quando se realiza um exame genético e de que forma podem contribuir para o entendimento do Transtorno”, explica a dra. Graciela.

 

E acrescenta que o TEA é um transtorno majoritariamente genético, de aspecto clínico amplo, com diferenças até em gêmeos univitelinos. “Formas não sindrômicas têm herança multifatorial associando fatores genéticos a ambientais em uma combinação onde a somatória deles leva ao TEA. Apesar de o diagnóstico ser clínico, exames genéticos podem contribuir em diversos aspectos”.

 

Esse tema e tantos outros acerca do desenvolvimento infantil serão abordados durante o CINDI. Além da dra. Graciela Pignatari, também estarão no Congresso: Janet Harder – Fonoaudióloga (Canadá); Michaela Jelen – Trainee em Educação Especial e Estudos da Deficiência (Canadá); Edinizis Belusi – Fonoaudióloga (São Paulo); Hansel Soto – Psicólogo (Cuba); Brasilda Rocha – Psicóloga Clínica (São Paulo); Daniel Carmo – Profissional de Educação Física (Rio de Janeiro); Thaís Araújo – Nutricionista (Rio Grande do Norte); Fernanda Guinter – Terapeuta Ocupacional (Rio Grande do Sul); Daniele Wanderley – Psicóloga (Bahia); Paula Kopruszinski – Psicóloga Infantil (Paraná); Simone Nique – Fisioterapeuta (Rio Grande do Sul); Juliana Moraes – Mestre em análise aplicada ao comportamento (Brasil/EUA); Darda Azevedo – Musicoterapeuta (Paraná) e Luciane Baratelli – Neuropediatra (Rio de Janeiro);

 

Você no CINDI – Espaço de Feira

 

O público externo também pode participar e contribuir com o maior congresso de desenvolvimento infantil do Brasil. Quer saber como? O evento disponibilizará de um Espaço de Feira e, esse, será aberto ao público. Para entrar, basta o interessado levar uma doação de brinquedos, lápis, caderno, e/ou materiais que possibilitem equipar as salas de atendimento das crianças no setor público. Uma oportunidade de se atualizar e ainda fazer a diferença no crescimento delas!

 

O CINDI tem organização do Instituto Behave, e estão com o Congresso as empresas: Instituto Santos Dumont – Ensino e Pesquisa; Hogrefe; Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte – CRP/RN; Dra. Bruna Ituassu; Casulo – Desenvolvimento Infantil; G7 Comunicação; Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte; Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil – INPI; CRIAR – Instituto de Desenvolvimento Infantil; Setium – Negócios Digitais; PediaTherapies; Fono com Amor; Capacite – Instituto de Intervenção Precoce; Instituto LeBlue; Luna Edições; Grupo ATenção; CLIAP Natal e Pirilampo.

 

Serviço:

I CINDI – Congresso Internacional de Desenvolvimento Infantil

 

Quando: 09 a 11 de Outubro (Segunda a Quarta)

Onde: Centro de Convenções de Natal-RN

Inscrições e programação completa: https://congressocindi.com.br

Fique por dentro do que vai rolar, siga: @congressocindi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *