O município de Parnamirim teve uma semana repleta de atividades de formulação e discussão de políticas públicas acerca dos direitos da pessoa com deficiência. Cinco pré-conferências foram realizadas com o objetivo de analisar o cenário atual do município no universo da acessibilidade e propor soluções para as principais fragilidades.
As pré-conferências foram realizadas em Pirangi, Liberdade, Rosa dos Ventos, Parque Industrial e Vida Nova e trabalharam o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. Cinco eixos foram trabalhados:
- Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;
- Eixo 2 – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
- Eixo 3 – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;
- Eixo 4 – Cidadania e Acessibilidade; e
- Eixo 5 – Os desafios para a comunicação universal.
A presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parnamirim, Rosilene Ferreira, disse que cerca de 260 pessoas participaram da construção das propostas para ajudar a construir novas políticas públicas e fortalecer as já existentes. “Essas propostas são muito valiosas e serão apresentadas à sociedade na Conferência Magna, que ocorre na próxima quarta-feira”, disse.
A Conferência Magna acontece na quarta-feira (25), a partir das 8h30, no Auditório Clênio José, Centro Administrativo da Prefeitura de Parnamirim. O evento servirá de base para a Conferência Nacional, que acontece em 2024.
Deixe um comentário