A Prefeitura do Natal homenageou o padre Tiago Theisen com a afixação de um busto do sacerdote na Praça que também leva seu nome, em frente à capela de Santa Cruz, no bairro Potengi, na noite deste domingo (22). A homenagem foi prestada após a celebração da missa dominical que também marcou a data de seu nascimento, 23 de outubro de 1930, na Bélgica.
O prefeito Álvaro Dias lembrou que além de sacerdote e catequista, Padre Tiago foi um grande amigo. “A Santa Missa em homenagem ao Padre Tiago Theisen é de grande importância para a comunidade religiosa e principalmente para aqueles que conviveram com ele. Nos momentos de dificuldades e preocupações, eu sempre procurava uma palavra amiga do Padre Tiago. Sendo assim, encontramos uma forma de expressar gratidão e lembrar os anos de serviços e dedicação à sua paróquia. Seu legado espiritual será para sempre lembrado”, disse.
O chefe do executivo municipal também lembrou que está sendo construído, em sua homenagem, o Complexo Educacional Padre Tiago Theisen, no Parque dos Coqueiros, na zona Norte da capital. Será a primeira instituição com estrutura autossustentável e a maior em estrutura da rede pública de Natal. A área possui 13 mil metros quadrados, e será instalada a maior biblioteca pública de Natal, e os alunos ainda terão à disposição serviços médicos, odontológicos e três refeições por dia.
O pároco Iranildo Virgílio da Cruz, celebrante da missa, falou que esse é o momento de recordar suas realizações e seu compromisso com a comunidade. “Nossa Santa Missa é uma lembrança espiritual da crença na vida eterna. Os fiéis acreditam que Tiago Theisen está agora na presença de Deus e essa celebração é uma forma de se conectar com a espiritualidade e a eternidade. Ela permite que os fiéis se unam em oração, encontrem consolo na fé e celebrem a vida e o legado deixado por ele. É um momento de reflexão, lembrança e esperança na vida eterna”, afirmou.
O busto foi desenvolvido pelo artista Ery Medeiros. Ele contou que foram quase dois meses de trabalho na escultura feita de bronze. “Foi um trabalho que eu senti muito prazer em fazer, pela figura do padre, pela história dele em sempre ajudar o próximo”, contou.
Perfil
Tiago Theisen nasceu em Namur, na Bélgica, em 1930, e foi ordenado padre em 1955, após estudar Teologia e Filosofia. Chegou ao Brasil em 1968, após o pedido do então arcebispo Dom Nivaldo Monte a Roma para enviar padres europeus, pois vários seminários no país haviam fechado suas portas durante a ditadura militar. No campo do sacerdócio, foi responsável pelo encaminhamento de 27 padres à ordenação e construiu 46 igrejas como atuante trabalhador em sua fé cristã. Até seu falecimento, em 9 de outubro de 2021, ocupava as funções de Pároco Emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, e de diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração.
Deixe um comentário