Prefeitura e Sebrae resgatam mulheres da violência doméstica por meio do empreendedorismo.

A prefeitura do Natal, por meio das secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Mulher (Semul), promoveu nesta quinta-feira, 23, com a parceria do Sebrae, uma ação alusiva ao dia do empreendedorismo feminino para mulheres vítimas de violência doméstica.

Sustentar a independência financeira por meio do próprio negócio  é o caminho encontrado por muitas mulheres para sair de relacionamentos abusivos. A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, reforçou a parceria com a Semul nos cursos de qualificação profissional, com a concessão dos benefícios eventuais, além de disponibilizar a sala do empreendedor para quem deseja abrir seu próprio negócio. “Ter sua independência financeira nos dá autonomia na vida, nos torna mais independentes nas relações conjugais. Gostaria de agradecer a parceria com o Sebrae que tem nos ajudado a fortalecer a nossa Sala do Empreendedor”.

A secretária da Semul, Jódia Melo, falou um pouco do seu testemunho de vida como mulher e empreendedora. “Esta é a minha primeira ação à frente da Semul e gostaria de agradecer ao prefeito Álvaro Dias por ter confiado essa missão e pelo apoio para as Políticas Públicas voltadas para as mulheres. Enquanto empreendedora, iniciei sem CNPJ, eu não sabia o que era um MEI, a única coisa que eu sabia era o que queria. Então, aprender um pouco com o Sebrae sobre as vantagens de ser MEI, os benefícios previdenciários, documentos necessários para formalização é um divisor para quem está começando no mundo do trabalho.  Eu vou querer visitar o empreendimento de cada uma de vocês”, apoiou.

“Esta ação traz muitos conhecimentos e benefícios. “Trabalho com produtos de variedade como maquiagem, material escolar, armarinho e poder ter um espaço para tirar dúvidas como também saber as vantagens de se ter um MEI é muito importante”, disse Sonia Maria, usuária da Semul.

A coordenadora do Sebrae, Adriana Bezerra, informou que o Sebrae é uma empresa solidificada e que também apoia as mulheres microempreendedoras. “Temos muito carinho e apreço por todas vocês e o Sebrae tem diversos seguimentos para atendê-las em cada área para que vocês consigam começar certo”.