Marca Maxmeio

Postado às 09h11 CidadePlantão Nenhum comentário

Cenário de oportunidades e marco legal do hidrogênio verde são apresentados no FÓRUM LIDE de Energia.

LIDE promoveu debate sobre o setor energético, premiou empresas e personalidades do setor e sugeriu que o Governo do RN crie uma Secretaria de Energia para cuidar da política energética

O cenário de oportunidades para investimentos em energias renováveis no Rio Grande do Norte foi apresentado na manhã desta sexta-feira (24) com riqueza detalhes durante a segunda edição do FÓRUM LIDE RN de Energia, que reuniu associados do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais do RN – LIDE RN, personalidades e empresas homenageados em 26 categorias. Na ocasião, foram apresentadas em primeira mão informações do Marco Legal do Hidrogênio e Indústria Verde, que será lançado oficialmente pelo Governo do Estado do RN na próxima segunda (27). Durante o FÓRUM, foi lançada a proposta de criação de uma estrutura de Secretaria de Estado para cuidar da política energética.

“O Rio Grande do Norte é líder e referência nacional em geração de energia renovável. O mundo inteiro reconhece isso e olha com atenção para o nosso Estado. É hora de recriarmos uma Secretaria de Estado com estrutura e apoio para tocar a nossa política energética. Neste caso, trata-se de investir para atrair e crescer. Essa é uma opinião unânime dos líderes empresariais presentes no FÓRUM”, destaca Jean Valério, presidente do LIDE RN.

Coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado (SEDEC RN), especialista em energias renováveis e gestão de projetos do setor elétrico, Hugo Fonseca mostrou o crescimento do RN no setor e projetou sobre o futuro e o trabalho que o Estado e as instituições privadas estão realizando, com destaque para a eólica offshore que é, nas palavras de Hugo, “nossa próxima fronteira para a transição energética justa”. Hugo apresentou o planejamento energético potiguar para 5 e 10 anos, destacou pontos de melhoria como investimentos em transmissão para eólicas offshore, um hub de serviços eólicos e o porto indústria verde.

Na offshore, há hoje 13 projetos em fase de licenciamento ambiental na costa potiguar, destacou Hugo Fonseca, enfatizando que todos os debates e olhares estão para o hidrogênio verde: a nova fronteira da energia de baixo carbono. Ele convidou os presentes ao lançamento do Marco Legal do Hidrogênio e Industria Verde, que acontece oficialmente no dia 27 de novembro, na sede da Governadoria. “O Rio Grande do Norte está crescendo e se capacitando para o futuro. De nossa parte, não estamos preocupados em sermos os primeiros, mas sim os melhores, as referências. E isso quem vai ditar é o mercado. O RN sempre foi líder e pioneiro nas energias e assim continuará”, destacou.

O Fórum LIDE RN de Energia prestou homenagens e entregou troféus a líderes e empresas relacionados em 26 categorias dos setores de energia, petróleo e gás. A homenagem aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do RN. O evento foi destinado a associados LIDE e convidados. “Esta iniciativa reconhece lideranças empresariais e companhias que fizeram e fazem a diferença neste mercado tão competitivo. Agradeço a Assembleia Legislativa, ao presidente Ezequiel Ferreira e ao coordenador Rodrigo Rafael por nos receber tão bem”, destaca Jean Valério, presidente do LIDE RN. Para fazer parte do LIDE e participar de toda a sua agenda local, nacional e internacional, basta entrar em contato e associar. Mais informações no site www.lidern.com.br

Confiram a lista dos indicados e homenageados

  1. Geração e comercialização de energia – ENGIE
  2. Responsabilidade sócio ambiental – CPFL Renováveis
  3. Assessoria jurídica – Freire Pignataro Advogados
  4. Referência tecnológica – Instituto Senai de Inovação ISI
  5. Capacitação – CTGAS- ER
  6. Instituição Pública – SEDEC / Energias – Hugo Fonseca
  7. Influenciador do setor – Darlan Santos – presidente CERNE
  8. Líder institucional – Amaro Sales – FIERN
  9. Líder político – Deputado estadual George Soares (Frente de energia)
  10. Inovação em energias renováveis – Voltália
  11. Eficiência energética – EDP Renováveis
  12. Tecnologia em Óleo, Petróleo e Gás – 3R Petroleum
  13. Serviços de operação e manutenção – New Wind
  14. Distribuidora de insumos e equipamentos – D´Soli
  15. Práticas ESG – WEG
  16. Infraestrutura e engenharia – DOIS A Engenharia
  17. Instituição financeira (BNB)
  18. Construção civil – Vipetro
  19. Transmissão e distribuição – NEOENERGIA COSERN
  20. Transporte e logística – Interoceânica
  21. Destaque industrial – Vestas
  22. Hub de soluções em energia – Ícone
  23. Responsabilidade social – Potigás
  24. Empresa de energia solar – RP Engenharia
  25. Montagem e equipamentos – SIMM Soluções
  26. Referência em instalação de placas fotovoltaicas – WSO Solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *