O programa municipal “Minha Escola Cidadã” foi lançado nesta quinta-feira (30) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e pela secretária municipal de Educação, Cristina Diniz. A iniciativa vai funcionar em substituição ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), instituído pelo Governo Federal, em setembro de 2019, e anunciado para encerrar as atividades em 31 de dezembro deste ano, atendendo aos pedidos das famílias, estudantes e professores das instituições de ensino contempladas com o programa, que beneficia 1.900 alunos das escolas Municipais Professor Veríssimo de Melo, João XXIII e Professora Maria Alexandrina Sampaio.
“Não poderíamos deixar de levar adiante esse programa de sucesso que mudou a realidade das escolas, comunidades e vida dos alunos atendidos. Recebi os apelos dos familiares, professores e dirigentes escolares e decidimos continuar com a iniciativa. Tenho a plena convicção de que com o apoio irrestrito da Prefeitura o “Minha Escola Cidadã” seguirá conquistando bons resultados”, disse o prefeito Álvaro Dias.
Atualmente a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo atende 1.057 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), já a Escola M. João XXIII atende 298 estudantes, do 6º ao 9º ano e 1.064 alunos, do 6º ao 9º ano e EJA na Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio.
A dona de casa e mãe de dois alunos da Escola Municipal João XXIII, Micarla Lima, deu um depoimento emocionante, relatando o quanto o programa contribuiu para a evolução de seus filhos: “A vida dos meus filhos é uma antes e depois do programa. Antes eles sofriam muita descriminação, tiravam notas ruins, eram arredios e pouco participativos. Depois da chegada do programa de educação cidadã, a realidade é outra. Eles interagem com os demais colegas, o desempenho pedagógico é salutar e tenho a segurança de deixa-los em um ambiente de respeito e organizado”, disse.
Ela aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito pela continuidade do programa: “Quando ouvi a notícia do encerramento do Programa de Escolas Cívico-Militares entrei em desespero. Quero agradecer ao prefeito Álvaro Dias que ouviu nossos apelos, mostrou sensibilidade e garantiu a continuidade dessa ação tão importante para todos nós”, concluiu Micarla.
O deputado estadual Adjuto Dias participou da solenidade de lançamento, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grade do Norte (AL/RN). O parlamentar parabenizou a gestão municipal por manter o programa de escolas cidadãs vigentes e destacou a importância da iniciativa: “Essa é uma decisão muito acertada da administração do prefeito Álvaro Dias. O programa de Escola Cidadã reforça junto aos estudantes os valores do respeito, disciplina e amplia conhecimentos em diversas outras áreas tão importantes para a formação dos cidadãos. Não tenho dúvidas de que essa iniciativa vai gerar muitos frutos positivos para todos”.
No Programa Municipal Minha Escola Cidadã, os militares vão continuar apoiando a gestão escolar, nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com o intuito de contribuir com uma educação básica de qualidade, proporcionando ao corpo discente o desenvolvimento integral, a preparação para o exercício da cidadania e a formação continuada para prosseguir nos estudos posteriores e no exercício da atividade profissional, seguindo princípios como: democracia, cidadania, reciprocidade, civismo e gestão democrática. Quanto aos valores, o programa adotará o civismo, excelência, ética e respeito.
Deixe um comentário