Marca Maxmeio

Postado às 23h12 CulturaDestaque Nenhum comentário

Evento realizado durante o final de semana reuniu mais de 2 mil pessoas e contou com mais de 80 filmes inscritos de todo o país.

Com mais de 2 mil participantes, a 14ª edição do FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa reuniu apaixonados pelo cinema, no litoral sul do estado. Nos dias 1 e 2 de dezembro na Fazenda Estrela, turistas e moradores da região tiveram a oportunidade de participar gratuitamente da exibição de filmes nacionais, internacionais e também da mostra competitiva que contou com mais de 80 filmes inscritos de todo o país.

 

A professora Kilma Batista, natural da cidade de Baía Formosa foi a grande vencedora da 14ª edição do FINC com o filme “Minhas raízes”, conquistando o primeiro lugar na Categoria “Curtas de 1 minuto – Meu primeiro filme”. O filme “Minhas raízes” é uma obra que retrata a trajetória da família Pereira da Silva, por meio do Sr. Cicero Pereira. Um pescador que teve 2 filhos. Um deles é Cidclei, que aprendeu muito com os ensinamentos do seu pai, como por exemplo, fazer redes, pescar, e brincar de pipa. Professora da rede pública de ensino, ela produziu o roteiro baseado em fatos reais, ocorridos na cidade de Baía Formosa, onde o filme foi gravado.

 

Nesta categoria, todos os filmes precisavam seguir o tema “Retrospectiva”. O 2º lugar na categoria Curtas de 1 minuto ficou com o filme “Calunga Big Rider” de Ana Carolina de Natal/RN e em 3º lugar, “Herança” de Rafael Brandão da cidade de Pouso Alegre/MG. O FINC é considerado um dos mais importantes festivais independentes do Nordeste, e contou também com outras duas mostras competitivas. Na categoria Mostra Potiguar, a cineasta potiguar Lívia Motta venceu com o filme “Colchão D’água”, e na Perolas do RN “Carnaúba dos Dantas: Terra do Monte do Galo”, de Gabriel Victor foi consagrado vencedor. Todos filmes vencedores receberam troféu e os dez melhores da categoria “Curtas de 1 minuto – meu primeiro filme” vão ser exibidos em abril de 2024 no Festival OFF Câmera, na cidade de Cracóvia, na Polônia.

 

Durante os dois dias, o festival contou com exibição de filmes estrangeiros, apresentações musicais, festival de pipas, feirinha de empreendedorismo e ações ambientais. O encerramento contou ainda com a presença do cantor Rodrigo Lacaz, com repertório composto por clássicos do cinema internacional. Esse ano, o Festival foi realizado no Arteco Camp, espaço instalado na Fazenda Estrela em Baía Formosa/RN. Criado em 2022, o local tem se tornado referência quando o assunto é sustentabilidade e artes integradas. O Festival tem realização da GREMI Film, com apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Projeto Eco Estrela e Dragmor Brasil. Confira a programação completa do evento:

 

FILMES VENCEDORES DO 14º FINC – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BAÍA FORMOSA

 

Curta de 1 minuto – Meu primeiro filme

1º lugar – “Minhas Raizes” – Kilma Batista

2º lugar – “Calunga Big Rider” – Ana Carolina

3º lugar – “Herança” – Rafael Brandão

 

Mostra Potiguar – “Colchão D’água” – de Lívia Motta

Pérolas do RN – “Carnaúba dos Dantas: Terra do Monte do Galo” – De Gabriel Victor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *