A Secretaria Municipal de Educação de Natal promove durante toda esta terça e quarta-feira (27), uma formação direcionada para pedagogos, professores de Língua Portuguesa, Matemáticas e coordenadores, voltada para o Programa Escola em Tempo Integral. A formação ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O encontro vai ser retomado nos dias 1°, 4 e 5 de abril.
O Programa Escola em Tempo Integral, é uma iniciativa do Governo Federal, visa ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, oferecendo uma educação integral que abrange as dimensões cognitiva, afetiva, social, cultural e física. O objetivo é aprimorar a qualidade da educação básica, reduzir desigualdades educacionais e alcançar a meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que estabelece que pelo menos 50% das escolas públicas e 25% das matrículas sejam em tempo integral até 2024.
Para a implementação do programa, o governo investe anualmente R$1,5 bilhão, distribuído aos estados, municípios e Distrito Federal com base no número de matrículas e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Segundo a chefe do Setor de Educação em Tempo Integral, Andrea Rossely da F. Bezerra, a formação proporcionada visa ampliar as discussões e o trabalho formativo dos profissionais ligados às escolas municipais participantes do programa. O foco está em desenvolver conceitos relacionados à educação integral, práticas educativas e ampliação da jornada escolar com currículo integrado.
“É um programa que visa ampliar as discussões e o trabalho formativo de desenvolvimento desses profissionais para as concepções que estão ligadas ao conceito da educação integral, as suas práticas, possibilidades de ampliação da jornada escolar com o currículo integrado, com oferta de áreas de conhecimento ainda não desenvolvidas no currículo regular, até mesmo pela questão do espaço em termos de tempo, uma vez que o programa tem uma jornada ampliada, com permanência do estudante na escola por nove horas e meia”, explicou Andrea Bezerra.
Andreia Bezerra destacou que os professores serão capacitados para considerar o estudante como um sujeito completo, atendendo às diferentes dimensões sociais, afetivas, cognitivas, físicas, emocionais e políticas. Além disso, a formação aborda a importância de reconhecer os espaços de aprendizagem para além da escola, incluindo atividades extracurriculares e interações com a comunidade.
“São sete tempos voltados para a programação da matriz curricular, das disciplinas efetivas, sejam disciplinas da base comum ou disciplinas da parte diversificada. Então, o aluno tem um pouco de tudo em um único dia, até mesmo para que a experiência dele na escola seja uma experiência prazerosa”, justificou.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em proporcionar uma educação de qualidade e integral, preparando os educadores para enfrentar os desafios do ensino contemporâneo e garantindo o desenvolvimento pleno dos estudantes.
Inicialmente, as unidades escolares contempladas com o programa são as escolas municipais Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, Padre Tiago Theisen, João XXIII, José Alves Landim, Professor Zuza, Santa Catarina, Arnaldo Monteiro, Erivan França, Irmã Arcângela, além dos CMEIs Amor de Mãe, Professora Terezinha de Jesus Lima de Souza, Professora Marilânda Bezerra Furtado, Professora Graça Mota, Professor Antônio Gurgel de Medeiros, Professora Marluce Carlos Bezerra e Professora Rosalba Dias de Barros. Em 2024 a Rede Municipal de Ensino tem matriculados 1.634 estudantes na Educação em Tempo Integral.
Deixe um comentário