Oito aves silvestres foram resgatadas por uma equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), em ação rotineira na tarde dessa quarta-feira (17), no bairro do Pajuçara, zona norte da capital.
Os pássaros das espécies galos de campina (4), golinha (1), papa capim (2) e periquito da caatinga (1) estavam, sob a posse de um homem numa oficina mecânica na Rua Igaratá. E foram conduzidos ao Aquário Natal onde foram avaliadas por veterinários para serem reintroduzidas na natureza.
A pena para quem captura, comercializa, expõe ou cria animais silvestres em cativeiro sem autorização é de multa grave, sendo R$ 500 reais por animal não ameaçado de extinção e R$ 5 mil reais por animal ameaçado.
“Em ação de fiscalização após denúncia de poluição sonora em uma conveniência no bairro, encontramos várias aves silvestres em situação irregular. Durante a vistoria, identificamos pássaros em gaiolas no canteiro central e, posteriormente, em uma oficina mecânica no local”, conta o fiscal ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi.
Ao ser informado de que a prática configura crime ambiental, o responsável pelas aves fez a entrega voluntária dos animais. “Devido à colaboração do e à ausência de obstrução ao trabalho de fiscalização, não houve autuação, mas foi feita a notificação”, acrescenta Szilagyi.
A Semurb reforça a importância da conscientização e do respeito à fauna silvestre, destacando que a captura e manutenção desses animais em cativeiro sem autorização configura crime ambiental.
Denúncias
Para denúncias de infrações ambientais, os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb no número (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Nos fins de semana e feriados, através do número 190 do Ciosp.
Deixe um comentário