O Governo do RN realiza nesta terça-feira (30) a Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia que vai sintetizar as propostas colhidas nas cinco conferências regionais e três conferências livres realizadas previamente em oito municípios. A Conferência estadual vai levar as propostas do RN à Conferência Nacional que acontece no período de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília.
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) tem como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. E pretende viabilizar espaço de diálogo, envolvendo instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, sociedade civil, setor empresarial, comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como o setor governamental visando a implementação de políticas públicas de CT&I, com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, novos temas de pesquisa tendo como foco o crescimento e o desenvolvimento do país.
“Estamos realizando nossa Conferência Estadual após concluir a etapa nos territórios para levantamento das propostas do nosso Estado à Conferência Nacional”, afirmou a governadora Fátima Bezerra para ressaltar a importância do “incentivo à pesquisa, à ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do país com crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade. Levaremos propostas e representação significativas e qualificadas à conferência nacional em Brasília”.
Fátima lembrou o esforço da gestão estadual em viabilizar a Fundação de Pesquisa do Estado do RN – Fapern. “Em 2019, quando assumimos o Governo, a Fapern estava inadimplente e abandonada. Fizemos todo o trabalho de reestruturação e hoje a Fapern dialoga com diversas áreas do governo, da sociedade e do empresariado, apostamos no desenvolvimento da ciência tecnologia e inovação, estabelecemos um campo favorável, e hoje temos um órgão que é indutor da pesquisa e do conhecimento, sendo o responsável pela realização desta conferência estadual”, pontuou.
O presidente da Fapern, Gilton Sampaio, explicou que as conferências regionais e conferências livres foram realizadas em todos os territórios e serão sintetizadas nesta conferência estadual “que estamos realizando graças à decisão da governadora Fátima Bezerra. Ainda em 2019 fui convocado pela governadora que determinou a recuperação da Fapern, foi um trabalho árduo, efetivo e realizador. Hoje temos inclusive o Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia que foi regulamentado nesta gestão. Vamos finalizar nossas propostas e indicar os delegados à conferência nacional”.
O secretário nacional de ciência e tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, disse que “a promoção à ciência e tecnologia deve servir para melhorar a vida do povo. Precisamos dar bom uso à inteligência artificial. Não a utilizar para a desinformação. Está 5ª Conferência convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva vai traçar diretrizes para desenvolver tecnologia nacional, utilizando nossa inteligência, nossos pesquisadores, acolhendo saberes populares, comprometida com a melhoria qualidade de vida, levando ciência para o povo. Não há país soberano sem forte investimento em ciência, tecnologia e inovação”, reforçou Arruda.
Reitora da Universidade Estadual do RN, Cicília Maia disse que há muito tempo não tínhamos este diálogo das universidades com a sociedade. “A Conferência de C&T é uma forma de interação entre as academias e a sociedade, uma soma de esforços nos âmbitos regional e nacional para reunir vocações e potencialidades”. Para o diretor de Inovação da Federação das Indústrias do RN, Djalma Barbosa, a conferência “é um momento importante, inclusive por que defendemos a pesquisa aplicada como forma de aumento da produtividade e competitividade. A Fapern ressurgiu no governo Fátima Bezerra e acredito que teremos muitas propostas e excelentes resultados”.
No ato de abertura da CECTI/RN compareceram os secretários de Estado da Sesed, Semjidh, Sesap, Seap, Secult, adjuntos da Sedec, Semarh, Sesed, Seec, Setur, diretores da Potigás, Idema, Igarn, diretora da Emparn, Maria Luíza Tonelli, reitor eleito da Ufersa, Rodrigo Lodes, diretor de inovação tecnológica do IFRN, João Teixeira, Silvana Zucoloto, da UFRN, Angela Paiva, presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico do RN – Pax, Olavo Bueno, diretor do Pax, diretor técnico do Sebrae, João Hélio, presidente do Conselho Estadual de Educação, Márcia Gurgel, deputada estadual Divaneide Basílio, representante da deputada Isolda Dantas.
Deixe um comentário