Em decreto publicado pela governadora Fátima Bezerra nesta sexta-feira (24), fica instituído o Projeto Educação de Trânsito na Escola (PROJETE), voltado para a redução da violência no trânsito. A finalidade do programa é desenvolver ações socioeducativas e preventivas nas redes de ensino pública e privada do estado. A ação social se dá no âmbito da Polícia Militar, e o projeto terá policiais militares instrutores, a exemplo do PROERD.
O PROJETE é um dos objetivos da Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESPDS), e visa orientar e conscientizar os futuros condutores de veículos e usuários das vias públicas sobre seus direitos e deveres, na perspectiva de promover mudanças positivas no perfil do usuário de trânsito. O propósito é dotar os participantes de conhecimentos básicos para atuar como agentes multiplicadores das lições de trânsito a familiares e amigos, estimulando uma nova postura sobre o respeito à vida e às boas práticas no trânsito. Além disso, o PROJETE oferecerá à comunidade escolar condições de interpretar e respeitar os sinais de trânsito, normas e regras gerais de circulação.
A equipe pedagógica, composta por policiais militares instrutores possuidores de diploma de graduação em Pedagogia, também realizará palestras, seminários e outros eventos direcionados aos pais ou responsáveis de alunos, professores, diretores e outros profissionais dos locais onde serão desenvolvidas as atividades, visando desenvolver uma cultura de educação para o trânsito na comunidade.
“O PROJETE visa construir uma base sólida de conhecimento desde a infância, promovendo uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito. A Polícia Militar agradece e enaltece a iniciativa do Coronel Silva Neto pela preocupação com ‘salvar vidas’ por meio da educação, orientação e proteção ao cidadão. Em um país onde as estatísticas de mortes no trânsito superam as de homicídio, o PROJETE é um forte alicerce do exercício da cidadania”, declarou o Coronel Alarico, Comandante Geral da PMRN.
O programa será desenvolvido pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), por meio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). O programa é direcionado aos alunos do ensino fundamental – discentes do 4º ao 7º anos. Ao término de cada edição do projeto será realizada uma solenidade de encerramento quando haverá a entrega de Certificado de Participação aos alunos concluintes.
As atividades curriculares do PROJETE têm como base as orientações que norteiam a prática pedagógica voltada ao tema “trânsito”, elaboradas pelo DENATRAN, em consonância com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei Federal nº 9.394, de 1996.
HISTÓRICO DO PROJETO EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NA ESCOLA – PROJETE
O PROJETE foi idealizado e criado pelo Tenente Coronel Francisco Borges da Silva Neto e iniciou suas atividades educativas no mês de outubro de 2011 na cidade de Caicó-RN.
Na oportunidade, foi criada a cartilha educativa com cinco lições, base das aulas teóricas nas turmas de crianças do 5º e 6º anos do ensino fundamental II, acompanhada de vídeos educativos e tarefas diversas. Após as aulas teóricas é realizada na via pública uma aula prática para que as crianças possam observar o trânsito e toda sua dinâmica, reforçando seu aprendizado.
Os instrutores do PROJETE receberam a primeira capacitação em 2016 pela equipe pioneira de Caicó, sob coordenação do então Major PM Silva Neto, e neste ano de 2016 o projeto se expandiu para todo o estado do Rio Grande do Norte. Posteriormente, ocorreram outros dois encontros pedagógicos com parceria entre o CPRE e a UERN, em 2017.
De 2011 a 2023, o PROJETE chegou à marca de 36.419 crianças atendidas em todo o estado, em 408 escolas de 46 cidades. Atualmente são 13 (treze) praças instrutoras: Natal (3), Mossoró (3), Caicó (1), Currais Novos (1), Pau dos Ferros (1) e Nova Cruz (4).
“Até 2016, o projeto operava apenas em Caicó, expandindo-se para todas as unidades do estado a partir de uma portaria do comandante do CPRE. Com efetivo reduzido, o projeto alcançou uma marca impressionante de 36 mil crianças assistidas, sendo que só agora, após 12 anos, o decreto regulamenta oficialmente suas atividades”, afirma o Major PM Silva Neto.
O PROJETE é desenvolvido em todas as Unidades do CPRE com sede nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz.
Deixe um comentário