Crédito Manoel Barbosa / SME.

Nesta quinta-feira (23), a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo recebeu o Projeto Conexão Felipe Camarão em uma Ciranda de Sonhos. Desde 2003 o Conexão Felipe Camarão atua na educação integral na comunidade de Felipe Camarão, promovendo a formação cultural e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

 

Em um contexto de desafios econômicos, o projeto se destaca pela valorização das riquezas culturais locais. Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de apreciar diversas apresentações artísticas, incluindo manifestações tradicionais como Boi de Reis e a capoeira. Essas atividades são parte essencial do projeto, que se utiliza de patrimônios imateriais do bairro como ferramentas educativas.

 

“O objetivo da escola é proporcionar uma educação que possa ir além do conteúdo curricular, envolvendo a comunidade e valorizando nossa cultura. É gratificante ver o impacto positivo que o Conexão Felipe Camarão tem na vida desses jovens”, destacou o diretor administrativo-financeiro da Escola M. Professor Veríssimo de Melo, Walker Francis da Silva Sales de Andrade.

 

Estudante da escola e integrante do Conexão Felipe Camarão, Jarbes Dominique da Silva Lima, 14 anos, e matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental falou sobre a experiência enriquecedora de participar do projeto.  “Aprendi muito sobre as tradições da nossa comunidade e sinto que isso me aproxima mais da minha própria identidade. Além disso, é muito divertido participar das atividades e apresentações,” compartilhou.

 

A Ciranda de Sons realizada na quadra poliesportiva da escola reforça a missão do Conexão Felipe Camarão de integrar e fortalecer a comunidade através da educação e da cultura, evidenciando o valor das tradições locais e o potencial transformador de iniciativas como esta. “Acreditamos na força da cultura como meio de educação e cidadania. As apresentações de hoje são apenas uma amostra do potencial criativo e do talento existente em Felipe Camarão,” pontuou a coordenadora geral do Conexão Felipe Camarão, Vera Santana.