A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal participou de ação em alusão à “Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina”. A equipe da secretaria esteve presente na Caminhada dos Fissurados, que aconteceu no Parque das Dunas no domingo (27), oferecendo ações de educação e saúde e informação sobre a fissura labiopalatina para a população que compareceu ao evento.
“A intenção é sensibilizar a população para a causa da fissura labial, e apresentar o fluxo de atendimento que pode ser acessado pelos fissurados no município, além de realizar ação de educação e informação visando combater o preconceito”, comenta Rossana Mota Costa, coordenadora de saúde bucal da SMS Natal.
A Fissura Labiopalatina é uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca), podendo ser completa (lábio e palato). Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está em formação, ainda na barriga da mãe.
Natal conta com dois tipos de fluxo para atendimento em casos de fissura labiopalatina, um voltado para os recém-nascidos e outro para o público adulto. “No caso das crianças, a fissura já pode ser detectada em um primeiro momento na maternidade, então o caso é direcionado para o Hospital Infantil Varela Santiago, que faz todo o acompanhamento e tratamento cirúrgico. Para os fissurados adultos, o primeiro passo é procurar uma Unidades de Saúde do município, onde a equipe fará o direcionamento para o Núcleo de Atendimento Interdisciplinar de Fissurados (NAIF), que realizará o acompanhamento e o processo cirúrgico e ambulatorial”, ressalta a coordenadora de saúde bucal.
A “Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina”, é comemorada anualmente na última semana do mês de maio, com a intenção de elevar a consciência da população sobre a Fissura Labiopalatina, promovendo atividades de educação em saúde sobre a fissura com a intenção de prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar pacientes com Fissura Labiopalatina em Natal.
Deixe um comentário