A Marinha do Brasil (MB) informa que as atividades de Busca e Salvamento têm como prioridade a salvaguarda da vida humana no mar, preocupando-se, também com a segurança da navegação e com a prevenção da poluição hídrica causada por embarcação. Na noite de ontem (6), a MB concluiu o resgate de oito tripulantes da embarcação “Burra Leiteira”, que estava à deriva a 95 milhas náuticas do litoral de Natal, o equivalente a 175 quilômetros.
Diante das condições adversas do mar no momento do resgate, a inspeção da embarcação, quanto à segurança e ao estado físico, foi inviabilizada. Dessa forma, a Tripulação do Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú” priorizou a vida humana, de forma que os oito tripulantes foram
resgatados pelo Navio, e trazidos para a cidade de Natal, em boas condições de saúde.
Quanto às ações iniciais referentes à segurança da navegação, a MB emitiu “Aviso aos Navegantes” e realizou contato com a comunidade marítima, no intuito de ampliar a divulgação e alertar as embarcações que navegam nas proximidades.
Considerando a situação de deriva, a Norma da Autoridade Marítima (NORMAM)-221/DPC atribui ao proprietário da embarcação a responsabilidade para anular ou minimizar os riscos à segurança da navegação, ao tráfego marítimo e a possíveis danos ao meio
ambiente.
Em que pese ser uma responsabilidade do proprietário, a estrutura de Busca e Salvamento foi colocada à disposição do Armador, que recusou o salvamento e assumiu o compromisso de contratar serviço particular para a realização do reboque.
Nesse sentido, a MB, por intermédio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, notificou, formalmente, o proprietário da embarcação “Burra Leiteira” para providenciar o salvamento.
Adicionalmente, o Salvamar Nordeste acionou o NPa “Macau” e o NPa “Grajaú”, que suspenderam nesta sexta-feira (7) para acompanhar as ações e prestar possíveis apoios.
Deixe um comentário