A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Natal, realizou, nesta quarta-feira (19), no Centro de Turismo de Natal, o “Arraiá da RAPS”. Organizado pelos trabalhadores e usuários da rede, com a participação de todos os serviços de saúde mental do município, o evento contou com diversas apresentações culturais, alusivas aos festejos juninos, com quadrilha, comidas típicas e jogos, com o intuito de promover a integração, fomentando o acolhimento psicossocial e o processo de socialização.
A Coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da SMS Natal, Thecia Ribeiro, ressaltou a importância do arraiá para a rede de saúde mental, uma vez que o momento promove a socialização e ocupação de espaços, sob a perspectiva do movimento da Luta Antimanicomial. “A proposta do evento é sensibilizar a sociedade e fortalecer nossa luta, bem como fomentar a arte, cultura e lazer como ferramenta terapêutica”, revela a Enfermeira.
O RAPS Natal está na linha de frente de ações voltadas à saúde mental, ofertando serviços de atendimento psicossocial como o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogadições (APTAD), Centro de Convivência e Cultura (CECCO), e os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços que priorizam acolhimento interdisciplinar de forma humanizada ao seu público alvo, usuários de drogas e álcool e pessoas em sofrimento mental.
As festas juninas fazem alusão ao feriado de São João, que acontece no mês de junho, reunindo pessoas e valorizando a cultura por meio da culinária local, danças e acendimento da fogueira. Essas festividades homenageiam os santos populares da religião católica e são manifestações culturais tradicionais no calendário brasileiro, agregando também elementos da cultura afro-brasileira e indígena
Deixe um comentário