Tecnologia israelense para educação inclusiva é apresentada às Secretarias de Natal e RN.
Imagine uma pessoa que não enxerga ou tem baixa visão colocar um óculos e ser “guiada” por ele. Isso já é uma realidade, graças ao óculos OrCam MyEye, uma tecnologia israelense. O aparelho usa um sensor ótico avançado, que captura uma imagem e comunica as informações por um pequeno alto-falante localizado próximo ao ouvido.
“Eu conheci a tecnologia e fiquei impressionado. É realmente uma ferramenta poderosa de inclusão das pessoas com deficiência visual. Acoplado às hastes de um óculos comum, ele é capaz de ler textos, reconhecer pessoas, cores e produtos”, diz o vereador Tércio Tinoco, que trouxe à Natal Doron Sadka, CEO da Mais Autonomia. A empresa especializada em tecnologias assistivas é representante dos óculos no Brasil.
Nesta quarta, 26, a tecnologia vai ser apresentada às Secretarias de Educação de Natal e do RN. “Estados como Bahia, Goiás, Mato Grosso e Paraná, entre outros, além de várias prefeituras, já adotaram a tecnologia na rede pública de educação. Nossa luta é para que Natal e Estado sigam o mesmo caminho”, explica Tércio.
As reuniões nas Secretarias acontecem às 10h (Estado) e 12h (Natal), com a presença do CEO Doron Sadka, que fará demonstrações da tecnologia. Na SEEC, professores e estudantes com deficiência visual terão a oportunidade de conhecer a tecnologia.
Deixe um comentário