Após o protesto ocorrido na manhã desta segunda-feira (08), foi realizada uma reunião entre as secretarias Municipais de Infraestrutura e do Meio Ambiente, com o Idema, além de representantes de outras entidades, mediada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz.
Na reunião, que durou pouco mais de duas horas e meia, foram expostos os pontos elencados pelo Idema como pendentes e o Município se comprometeu a dar as devidas respostas.
O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, colocou como importante o diálogo estabelecido na Fiern e disse que a equipe Municipal irá se debruçar nos pontos apresentados pelo Idema. “Agradeço a sensibilidade e postura da Fiern, que demonstra sua capacidade de enxergar projetos tão relevantes como o da engorda. A reunião foi extremamente positiva e técnica. Agora iremos nos debruçar, juntos com os nossos parceiros, para que possamos responder o mais rápido, ali nos próximos dias. Saímos daqui com a sensação que devemos dar as mãos para termos essa liberação da licença com segurança, de forma técnica, jurídica, para que saia o mais rápido possível pois é uma obra que precisamos ainda para este ano de 2024”, ressalta o secretário.
O presidente da Fiern relatou que o sentimento único de interesse foi demonstrado pelas partes e espera que o diálogo restaurado tenha trazido um cenário para que a obra da engorda de Ponta Negra traga benefícios para Natal e o Rio Grande do Norte.
“Não há dúvidas quanto à importância da obra. É um sentimento único e foi demonstrado aqui o interesse realmente de se ter uma solução. O Idema apresentou 17 pontos e a Semurb se compromete a se debruçar, juntamente com o apoio, não só da Funpec, mas também buscar apoio técnico em alguma outra universidade, em um ambiente científico, de forma que se restaurou aqui o diálogo. A nossa missão aqui é exatamente trazer para a mesa os dois órgãos ambientais onde ambos se comprometem a cuidar da questão ambiental e do desenvolvimento com sustentabilidade”, disse Roberto Serquiz.
Para Werner Farkatt, diretor geral do Idema, a reunião serviu para alinhar e dar seguimento ao projeto. “Se traçaram aqui algumas estratégias em consonância com a Fundação de Pesquisa da Universidade Federal. Vamos trabalhar em conjunto com a Prefeitura e a Universidade. A Prefeitura recebeu, inicialmente, 19 pontos, mas a equipe do Idema ainda se debruçou, fez uma nova triagem e conseguiu chegar a 17, dos quais três destes a Prefeitura já encaminhou para o Idema. Alguns outros pontos vão precisar de um ajuste de informações”, afirmou o diretor geral do Idema.
Estiveram na reunião, além do presidente da Fiern, o secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita; o Secretário Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes; o diretor geral do Idema, Werner Farkatt; o diretor geral da Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), Aldo Dantas; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec), Silvio Torquato; o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Paulo Varela Neto, o consultor da Themata Consultoria, Pablo Ruy; a conselheira Federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Ana Adalgisa Dias, além de outros participantes.
Deixe um comentário