O Dia de Cooperar, comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de julho, foi celebrado na manhã de hoje (06), em uma grande ação organizada pela OCERN – Organização das Cooperativas do Estado do RN, reunindo várias cooperativas. A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Estado do Rio Grande do Norte (Coopedu) esteve presente, contribuindo com a ação, realizada na Atitude Cooperação, instituição que oferece projetos sociais gratuitos para a comunidade da Zona Oeste de Natal e tem como mantenedora a cooperativa Unimed Natal.
O tema deste ano é “Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras”. A temática reforça o compromisso com a vida de cada pessoa. Ações em todo o país celebram a dada. Em Natal, a OCERN reuniu várias cooperativas para comemorar a data com muita cooperação.
Durante toda a manhã, moradores da Zona Oeste tiveram acesso a uma ação repleta de serviços gratuitos para a comunidade, oferecidos pelas cooperativas: Coopedu, Unimed Natal, Uniodonto, Coopern Enfermagem, Sicredi RN, Coopefarma, Cooperativa Cultural Universitária e Universo Cooper. A população contou com serviços de consultas médicas nas áreas de Ginecologia, Clínico Geral, Pediatria, Gastroenterologia, Fonoaudiologia, Mastologia, Arte terapia, odontologia, além de vacinação e aferição de pressão arterial e glicemia.
A Coopedu ficou responsável pela parte lúdica para as crianças. Integrantes da Coopedu divertiram os pequenos por meio de pinturas no rosto, desenhos para colorir, distribuição de bexigas em forma de animais, além de muita música e distribuição de lancheiras e pipoca.
Para o presidente da Coopedu, Alexandre Soares, o Dia Internacional das Cooperativas e é transformado no Dia de Cooperar, tem uma importância enorme. “É um dia para mostrar à sociedade um pouco daquilo que a gente faz e o retorno que nós podemos dar.
O cooperativismo, como todo mundo sabe, é uma forma de associativismo que permite que as pessoas possam produzir e ter o seu próprio ganho sem depender de uma relação de trabalho. E que essa função também tem uma função social. Então, o cooperativismo consegue devolver diariamente à sociedade uma série de benefícios, mas no dia a dia a gente tenta mostrar um pouco disso de uma forma mais lúdica. Como, por exemplo, a cooperativa educacional está trazendo essa parte lúdica. Pintura com as crianças, produção de balão, ou se a gente mostrar para eles que também o cooperativismo tem esse lado lúdico”, declarou Alexandre Soares.
Deixe um comentário