Marca Maxmeio

Postado às 13h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Incentivo do Governo do Estado gera mais renda para artesãos do RN.

O Governo do Estado viabilizou este ano, até agora, 376 vagas para artesãos do Rio Grande do Norte participarem das mais importantes feiras locais e nacionais do segmento. Em 2023 a presença do  estado nesses eventos rendeu R$ 761.367,84 em comercialização para os profissionais potiguares selecionados para estes eventos.

Neste momento, até o próximo domingo (14/07), dezoito artesãos selecionados por edital para duas feiras importantes.
Oito artesãos estão na  24ª Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Olinda/Pernambuco, e 12 na 29ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, em João Pessoa, Paraíba.

A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, destaca que a presença dos artesãos nas feiras é uma ação do Governo do Estado por meio do Programa Estadual do Artesanato, Proarte, que segue a metodologia do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal.

De acordo com a secretária, ações como os editais públicos, apoio técnico do Proarte aos profissionais nos municípios com palestras sobre a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro e emissão da Carteira Nacional do Artesão elevam cada vez mais o nível da produção potiguar do artesanato.

Nessas feiras, destaca a secretária, o Rio Grande do Norte por intermédio de seus profissionais, apresentam para o estado e para o Brasil, o mosaico do artesanato do estado com as diferentes tipologias como fios, tecidos, madeiras, argilas, palha, materiais que se transformam em peças como bordados, esculturas, macramês pelas mãos dos profissionais artesãos.
No governo Fátima Bezerra, enfatiza a secretária, o artesanato potiguar está cada vez mais inserido no cenário nacional e internacional. “O Governo da professora Fátima Bezerra estimula sempre mais a presença dos artesãos nas feiras”, conclui.
Em razão do apoio do Governo do Estado, hoje o Rio Grande do Norte é a sétima unidade da federação com maior número de artesãos no país.

No governo Fátima Bezerra o número de artesãos ativos no Rio Grande do Norte cresceu mais de 70% de 2019 para 2024. No primeiro ano da atual gestão, havia 6.671 artesãos do estado inscritos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), do PAB.

Hoje são 11.616 artesãos cadastrados, de acordo com dados do SICAB do dia 05 de junho de 2024 no portal do Artesanato Brasileiro (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *