A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal realiza o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV), ação que conta com visitas nos domicílios da cidade na busca ativa e atualização de caderneta de vacinação para crianças menores de cinco anos não vacinadas, ou com o esquema incompleto, para as vacinas contra o sarampo e a poliomielite.
Em Natal, cerca de 1.250 crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias, serão visitadas pelas equipes das unidades de estratégia de saúde da família. Durante as visitas, será respondido um questionário para verificar a situação vacinal e, ao identificar crianças não vacinadas contra poliomielite e sarampo, a equipe realiza a imunização no próprio domicílio.
“Uma parcela de crianças do município será visitada pelas equipes, então é importante que a população fique atenta e receba os agentes de saúde para responder a esse levantamento”, explica Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).
As visitas acontecem até o dia 31 de julho em diversos bairros da capital, como Guarapes, Cidade Nova, Nova Cidade, Felipe Camarão, Quintas, Igapó, Bom Pastor, Bairro Nordeste, Potengi, Conjunto Nova Aliança, Nossa Senhora da Apresentação, Ponta Negra, Planalto, Lagoa Azul, Redinha, Pajuçara, Rocas, Mãe Luiza e Alecrim, e acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 15h.
O município encerrou, no último dia 30 de junho, a Campanha de Vacinação Contra Poliomielite, que ofertou uma dose extra do imunizante oral contra a doença para crianças e adolescentes que estavam com o esquema vacinal em dia. A campanha registrou 10.219 doses aplicadas, o que corresponde a apenas 28,7% do público infantil do município que poderia receber o imunizante, caso estivesse com a vacina em dia.
Deixe um comentário