Com foco na interiorização, Liga inaugura Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó em Currais Novos.
A região Seridó ganhou uma importante estrutura de combate ao câncer nesta quarta-feira (24). O Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó (CDES) da Liga Contra o Câncer foi inaugurado em Currais Novos em uma solenidade que reuniu diretoria, colaboradores, autoridades e parceiros.
Dr. Roberto Sales, superintendente da Liga, destacou a importância do investimento na área de atenção oncológica para diminuir a mortalidade causada pelo câncer. “Descentralizar e interiorizar o trabalho da Liga é uma das nossas principais metas. Com o CDES e o Hospital de Oncologia do Seridó, criamos um polo de cuidados oncológicos no Seridó e diminuímos distâncias para quem precisa pegar a estrada para fazer o tratamento em Natal”, comemorou.
O coordenador médico Dr. Arthur Villarim relembrou o início do projeto, em outubro de 2021. “Fomos contemplados com a oportunidade de fazer isso aqui e abraçamos com muita energia e muito empenho. Esse prédio mostra a capacidade do nosso povo e como o propósito transforma. E o propósito de quem faz a Liga é transformar vidas”, disse.
Os atendimentos no CDES serão iniciados na próxima segunda-feira (29) com seis consultórios médicos, equipamento de ultrassonografia, mamografia, sala para pequenas cirurgias e até setembro entra em funcionamento o serviço de ressonância magnética.
Representando as prefeituras dos 38 municípios que serão beneficiados pela nova unidade, o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, destacou a união de esforços para a construção da unidade e agradeceu à Liga por ter visto o potencial técnico do município. Já o senador Styvenson Valentim, que viabilizou a liberação de recurso junto à bancada federal, chamou a atenção para a estrutura da unidade e da importância do trabalho da Liga para a população.
Ensino e Pesquisa
A unidade também conta com um centro de ensino e pesquisa vinculado ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga (IEPI), com cursos a partir de agosto.
Segundo Edilmar Moura, diretor do IEPI, a educação pode mudar a realidade do tratamento oncológico com ação para investir na atenção primária e na qualificação dos profissionais. “Com um trabalho junto às secretarias de saúde e educação e um programa de oncologia nas escolas para qualificar professores e alunos conseguimos mudar a realidade a curto e médio prazo. Gastar só no tratamento é caro e pouco efetivo”, afirmou.
De acordo com Aldo Medeiros, presidente da Liga, a inauguração do CDES marca uma fase de crescimento dos serviços da Liga. “Temos grandes planos para o futuro, para uma expansão importante e da mais alta qualidade”, concluiu.
Deixe um comentário