Marca Maxmeio

Postado às 22h08 CulturaPlantão Nenhum comentário

“Julião, filhos da praia”, o novo curta-metragem da realizadora e documentarista Mônica Mac Dowell.

 “Julião, filhos da praia”, o novo curta-metragem da realizadora e documentarista Mônica Mac Dowell, será exibido pela primeira vez neste sábado (03), na Comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso/RN. Com a nova obra, a diretora conclui a sua Trilogia Poética sobre o Reduto, iniciada com o documentário “Rosa de Aroeira” (2020) e com o curta-metragem “À Deus Querer” (2022). Os três documentários retratam o cotidiano de personagens anônimos que escrevem a história dessa pequena comunidade localizada no litoral norte do RN.

O documentário, que conta com o patrocínio da Lei Djalma Maranhão, da Casa de Saúde São Lucas e do HC Cardio, é uma elegia afetuosa aos homens do mar e um mergulho profundo na vida de pescadores da praia de Tourinhos, que impetram na pesca o sustento cotidiano para alimentar as suas famílias. Mônica Mac Dowell eterniza os saberes ancestrais, revela as marcas de um tempo pretérito e desnuda um tempo incerto que circunda o futuro dos pescadores de Tourinhos, diante das mudanças trazidas pela modernidade e pela urbanização da praia.

O nome do curta é uma homenagem à família Julião, que há gerações pratica a pesca artesanal na praia, sendo Seu Luiz e Seu Dadá os pioneiros das barracas de Tourinhos. No filme, somos apresentados a antigos pescadores locais como Seu Duda e Seu Manoel, e outras figuras importantes que fazem parte dessas famílias, como dona Lourdes, Francisco e Luquinha. O trailer já está disponível no youtube e pode ser visto clicando AQUI.

Assim como os outros dois filmes da trilogia, a nova obra é o registro em imagens da ampla admiração e do profundo respeito que a diretora tem pela resiliência, dignidade e fé dessas pessoas. As imagens em translações cochicham e sussurram as histórias, como uma espécie de metáfora da voz do mar, representação que, carinhosamente, foi captada pela lente perscrutante, íntima e suave, em uma espécie de diálogo entre a diretora, a praia e o mar de Tourinhos.

A trilha sonora do curta-metragem foi composta pela cantora e compositora potiguar Valéria Oliveira, que desde o primeiro documentário da diretora Mônica Mac Dowell arquiteta o desenho sonoro da Trilogia Poética sobre o Reduto. Mais uma vez, Valéria abrilhanta o texto fílmico com uma sintaxe melodiosa, criativa e inédita. A Música “Velho Pescador”, que coaduna com o encerramento do filme, foi também composta por Valéria e interpretada pela voz do cantor potiguar Rafa Barros.

Trilogia do Reduto

A Trilogia Poética do Reduto congrega os curtas-metragens “Rosa de Aroeira” (2020), “A Deus Querer” (2022) e “Julião, filhos da praia” (2024), roteirizados e dirigidos pela documentarista Mônica Mac Dowell. Os filmes discorrem sobre a preservação do patrimônio material e imaterial da Comunidade do Reduto, bem como acerca dos personagens anônimos que fazem parte da história do local.

O filme, “Rosa de Aroeira”, mostra de maneira simples e autêntica a força feminina da pequena comunidade. Quatro mulheres, símbolo da resistência e tradição, contam suas histórias de vida por meio do relato de suas longas jornadas de trabalho. O curta documentário já participou de mais de 30 Mostras e Festivais e recebeu 10 premiações em festivais como o LABRIFF, 1º FIC RIO, BRIMIFF, RIMA, Cineforte Cabedelo, Festssauro, entre outros.

A segunda obra da Trilogia do Reduto se chama “A Deus Querer”. Lançada em 2022, estreou no Festival Internacional de Cine Documental Del Uruguay – AtlantiDoc e circulou por diversos festivais, como o Cine MIS – SP, Internacional de Filme de Nancy na França, Mostra Sesc Cariri, dentre outros. “A Deus Querer” apresenta a história de vida de Seu Dadá, personagem importante para a preservação da cultura, da história e da memória da comunidade.

Ficha Técnica de “Julião, filhos da praia”

Direção, Fotografia e Roteiro:  Mônica Mac Dowell

Montagem: Lívia Pimentel e Levi Herrero

Finalização, Colorgrading: Levi Herrero

Edição de Som e Mixagem: Eduardo Pinheiro

Trilha Sonora Original: Valéria Oliveira

Gravação da Trilha no Estúdio Beju por Jubileu Filho

Design de logotipo e cartaz: Filipe Anjo

PPPP

Serviço:

Primeira exibição para a comunidade:

Sábado (03 de agosto) às 19h

Local: Salão do Reduto

Julião, Filhos da Praia: Patrocínio: Lei Djalma Maranhão, Casa de Saúde São Lucas e HC Cardio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *