Considerado um dos mais importantes festivais audiovisuais do Nordeste, o FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa chega a sua 15ª edição se consolidando como um dos projetos mais duradouros em atividade no Rio Grande do Norte. Com três categorias distintas e programação cultural variada, a edição desse ano vai acontecer entre os dias 29 e 30 de novembro, no Espaço Arteco Camp em Baía Formosa. Com o tema “Música: Ritmos da vida”, o festival quer valorizar e dar destaque as histórias e personagens que fazem da música, o elemento norteador de suas vidas.
Como parte da programação do Festival, o FINC vai promover oficinas de audiovisual gratuitas em Natal e mais quatro cidades – Parnamirim, Mossoró, Baia Formosa e Campina Grande/PB. Ministrado pela documentarista Dênia Cruz, a oficina vai mostrar como os jovens podem usar o celular para produzir curtas de 1 minuto e iniciar os primeiros passos no cinema. “A ideia é levar conhecimento e informação para o público, e mostrar que todos podem produzir com as ferramentas que tem a sua disposição. Boas histórias merecem ser registradas, e o cinema nos permite isso”, destacou Dênia.
A primeira oficina será realizada nesta quarta (7) e quinta-feira (8), no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim. As atividades direcionadas para os estudantes da instituição de ensino, conta com aulas expositivas e técnicas para uso de celular, na produção de vídeos. Ao final da oficina, os estudantes podem se inscrever no festival com os curtas produzidos na própria escola. Outras oficinas serão realizadas ainda em agosto e setembro desse ano e terão suas datas divulgadas no instagram @fincbrasil.
O FESTIVAL
Os interessados em participar do FINC 2024 já podem começar a produzir seus videos para o tradicional Festival de Curtas de 1 minuto, que esse ano vai premiar a melhor produção com uma viagem internacional a cidade da Cracóvia, na Polônia. Com o tema “Música: Ritmos da vida”, os participantes podem produzir curtas de até 60 segundos, com uso de qualquer tipo de equipamento audiovisual, e sem necessidade de ter experiencia na área. Além disso, o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa vai contar com outras duas categorias – Perólas do RN, com curtas que valorizam as potencialidades turísticas do nosso estado e a Mostra Potiguar com curtas metragens de tema livre e produções realizadas nos últimos dois anos no Rio Grande do Norte.
Para a edição de 2024, o Festival vai promover workshops em escolas públicas e privadas do RN, com objetivo de fomentar o audiovisual de forma gratuita. Em Baia Formosa, a estrutura será ampliada com atividades culturais, espaço para o empreendedorismo local e atividades educativas para os moradores, com a realização do Programa de Voluntariado FINC que atua com jovens da rede pública de ensino de Baía Formosa.
O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa é uma realização da GREMI Film e Dragmor, com apoio do Governo do Estado, Fundação José Augusto e Prefeitura Municipal de Baía Formosa.
COMO SURGIU?
O FINC existe desde 2010 e é realizado na paradisíaca praia de Baía Formosa, uma das mais belas do litoral norte-riograndense. Desde a primeira edição são valorizadas as produções locais. O vencedor do Festival de Curtas de 1 minuto terá seu filme exibido no Festival Netia OFF CAMERA (http://www.offcamera.pl/en/), um dos maiores festivais de cinema independente da Europa.
O vencedor (a) vai ganhar passagem, hospedagem e alimentação durante o evento, além de workshops na cidade da Cracóvia (Polônia). Também participará de um city tour pela cidade com visita a pontos turísticos como Auschwitz, famoso campo de concentração do período nazista e a fábrica de Schindler.
O idealizador do FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa Grzegorz (Greg) Hajdarowicz é um empresário polonês, investidor e produtor de cinema, exercendo ao mesmo tempo a função do cônsul honorário do Brasil na Polônia.
Deixe um comentário