Marca Maxmeio

Postado às 19h08 CulturaPlantão Nenhum comentário

Crédito Laura Santos.

Quais são os papéis impostos às mulheres e como suas autonomias são negadas? Esses são alguns dos temas abordados no espetáculo Fiel Espelho Meu do Grupo de Teatro Boca de Cena, que será apresentado em Natal e Caicó. Em Natal, as apresentações ocorrerão nos dias 22 e 23 de agosto, no Complexo Cultural da UERN. Em Caicó, a apresentação será no dia 31 de agosto, no Centro Cultural Adjuto Dias. As duas últimas apresentações contarão com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Escrito pela poeta, dramaturga e pesquisadora Lourdes Ramalho em 1980, Fiel Espelho Meu reafirma o caráter sociopolítico e feminista da autora. Com direção de Rubinho Rodrigues e Thayanne Percilla, elenco formado por Riudete Martins e Veka Sales, e produção da GODIVA Produções, o espetáculo estreou em 2023 no Teatro Alberto Maranhão, em Natal/RN, como uma homenagem à dramaturga, que faleceu em 2019 em Campina Grande/PB.

Para Thayanne Percilla, diretora do espetáculo, Fiel Espelho Meu é uma obra que gera muita identificação para as mulheres. “Eu amo esse espetáculo porque ele é significativo para nós, mulheres. Ele aborda questões que, embora eu não tenha vivido diretamente, de alguma forma já senti, e sei que mulheres próximas a mim também já viveram e sentiram. É muito especial poder fazer parte de uma obra tão representativa.”

Em Fiel Espelho Meu, Verônica, a personagem principal, se vê em seu quarto refletindo sobre os longos anos de um casamento infeliz. Antes da abertura do testamento, ela se questiona diante do espelho sobre o papel da mulher em um relacionamento sem amor e sobre o futuro papel que lhe foi imposto: o de viúva. A obra aborda questões profundamente atuais ao problematizar a situação da mulher que tem sua autonomia negada, colocando em foco a luta pelos direitos emancipatórios femininos.

A atriz Riudete Martins destaca que Fiel Espelho Meu representa a realização de um sonho. “Foi através do espetáculo que consegui expressar meus sentimentos, pensamentos e falas que normalmente eu não diria. O texto é maravilhoso, e me sinto plenamente contemplada pelas falas da personagem. Ela faz um verdadeiro desabafo. Sabe quando você tem vontade de dizer algo, mas não tem coragem? Pois é. Esse texto é libertador”.

Tanto em Natal quanto em Caicó, os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes das exibições. As apresentações de Fiel Espelho Meu em Natal fazem parte de um projeto contemplado pela Seleção Pública nº 020/2023 do Fundo de Incentivo à Cultura, voltado para a preservação, apoio e fomento à cultura. A apresentação em Caicó integra uma ação premiada pelo Edital de Seleção Pública do MINC nº 8, de 31 de agosto de 2023, no âmbito do Edital de Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti.

 

SERVIÇO:

FIEL ESPELHO MEU em Natal

Data: 22 e 23 de agosto

Horário: 19h30

Local: Complexo Cultural da UERN

(Av. Dr.João Medeiros Filho, 3419 – Potengi)

Ingressos distribuídos 1h antes do espetáculo
Acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no dia 23.

 

FIEL ESPELHO MEU em Caicó 

Data: 31 de agosto

Horário: 19h30

Local: Centro Cultural Adjuto Dias

(Rua José Hermínio, 1550 – Caicó)

Entrada gratuita com contribuição social: doação voluntária de 1kg de alimento
Acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Classificação indicativa: 12 anos

 

Grupo Grupo de Teatro Boca de Cena

Com 23 anos de história, o Grupo de Teatro Boca de Cena é um coletivo teatral independente de Natal/RN, atualmente formado exclusivamente por mulheres com mais de 60 anos. O grupo já montou 19 textos teatrais de autores nacionais, com destaque para dramaturgos potiguares cujas obras possuem grande relevância histórica e artística, como Racine Santos e Lourdes Ramalho.

 

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Lourdes Ramalho

Direção: Rubinho Rodrigues e Thayanne Percilla

Elenco: Riudete Martins e Veka Sales

Cenografia, Figurino, Maquiagem e Sonoplastia: Grupo de Teatro Boca de Cena

Iluminação: Rubinho Rodrigues e Thayanne Percilla

Apoio Técnico: Suely Cleina

Arte Gráfica: Rubinho Rodrigues

Acessibilidade em Libras: Dialógica Acessibilidade (Natal) e  JL Libras (Caicó)

Direção de Produção: Thayanne Percilla

Produção de Mídias: MARIABOA Produtora

Assessoria de Imprensa: Comunica Ceci – Cecí Oliveira

Produção: GODIVA Produções

Realização: Grupo de Teatro Boca de Cena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *