Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa do RN, a deputada Cristiane Dantas (SDD) deu as boas-vindas ao deputado Isaac da Casca e à desembargadora do Tribunal de Justiça do RN (TJ-RN), Sandra Elali, ambos empossados hoje. A parlamentar também cobrou os desdobramentos relacionados a duas audiências públicas realizadas pelo seu mandato, com relação à criação do Centro de Referência de Doenças Raras no Estado e da linha de cuidado para mulheres com endometriose.
“Primeiramente, eu gostaria de dar as boas-vindas ao deputado Isaac da Casca. Que você faça aqui um bom trabalho, representando a sua região de Mossoró e seja uma voz ativa nos direitos das pessoas que lhe confiaram essa votação, possibilitando que você esteja aqui, hoje, na Assembleia, honrando o seu mandato. Então, seja bem-vindo e faça aqui um bom trabalho!”, iniciou.
Na sequência, a parlamentar parabenizou a desembargadora Sandra Elali, que tomou posse hoje no Tribunal de Justiça. “Ela é uma voz ativa das mulheres no Poder Judiciário, e isso é muito importante para todas nós. Portanto, dou os meus parabéns à desembargadora, pela sua posse e por toda sua trajetória”, complementou.
A deputada falou ainda sobre requerimentos apresentados à Secretaria de Saúde, como resultado de encaminhamentos de duas audiências públicas.
“Eu também quero falar sobre um requerimento que apresentamos à Secretaria de Saúde, para saber como estão os encaminhamentos para a criação do ‘Centro de Referência de Doenças Raras no RN’. O tema foi debatido em fevereiro de 2023, quando reunimos profissionais da Saúde e pacientes, aqui no Legislativo. Na ocasião, foi constatada a grande dificuldade que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia. Por exemplo, hoje no Estado nós só temos um geneticista, que é o profissional responsável pelo diagnóstico. Além disso, as mulheres têm dificuldade de acesso aos exames e às medicações necessárias ao tratamento. Tudo isso foi conversado com a secretária, em maio de 2024. Mas eu volto a cobrar a necessidade e urgência de criação desse centro de referência”, frisou Cristiane.
A deputada falou também que aguarda os desdobramentos de reuniões feitas na referida secretaria, com relação à linha de cuidado para mulheres com endometriose.
“Hoje nós não temos um hospital no Estado que faça a cirurgia dessas mulheres, que muitas vezes passam por vários procedimentos, por falta de um diagnóstico preciso. Elas frequentemente são mutiladas e perdem sua qualidade de vida. Já tivemos uma reunião com a senadora Zenaide e com uma das diretoras da Maternidade Januário Cicco, Dra. Sônia, para que o hospital, em cooperação com o Onofre Lopes, possa reunir os profissionais habilitados a fazerem essas cirurgias, que são de alta custo e complexidade. Nós estamos no caminho certo, mas precisamos que o Estado também faça sua parte, para que os municípios possam atender essas mulheres e dar o diagnóstico precoce, proporcionando-lhes mais qualidade de vida”, concluiu.
Deixe um comentário