Em encontro celebrado no Palácio do Planalto, o presidente Lula recebeu, nesta terça-feira (17), os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. A delegação brasileira bateu recordes e elevou o país à quinta colocação no quadro final de medalhas pela primeira vez. Tal desempenho é fruto de políticas públicas voltadas ao esporte e defendidas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), como é o caso do programa Bolsa Atleta, lançado há 20 anos, durante o primeiro governo Lula.
O presidente fez questão de abraçar cada membro da delegação do Brasil que compareceu à cerimônia. O petista posou para fotos ao lado dos medalhistas de Paris e se emocionou, logo no início de seu discurso, ao falar da superação dos atletas paralímpicos. “Eu acompanho a luta dos atletas paralímpicos desde o meu primeiro mandato, em 2003”, afirmou.
Leia mais: Brasil encerra Jogos Paralímpicos em Paris com melhor campanha da história
“A gente sabe das dificuldades das pessoas que não têm nenhuma deficiência física. E a gente fica imaginando a dificuldade de uma pessoa que já tem problema e que tem muito mais dificuldade de fazer qualquer coisa. Que, muitas vezes, não tem a compreensão da própria família de que, mesmo que uma pessoa tenha deficiência, ela está apta a fazer um tipo de exercício, a praticar um tipo de esporte, em função da sua vontade, em função da sua disposição”, exaltou Lula.
Deixe um comentário